O Especialista
Os contrastes climáticos de Janeiro
Autor:
Dia 02: Geada em SC e dia 11 o mais quente na média em 36 Anos
Este ano o mês de Janeiro, influenciado pelo Fenômeno La Ninã está registrando eventos climáticos impactantes com grandes contrastes e amplitudes térmicas, média da temperatura acima da normal histórica e com chuvas bem irregulares.
Frio e geada dia 02 de Janeiro:
Já no segundo dia do ano, os estados do RS e SC registraram frio e geada no estado catarinense, a primeira do ano. O frio foi intenso para esta época do ano durante a madrugada e início da manhã do dia 02 de Janeiro ocasionando geada com intensidade fraca na Serra de SC. O fenômeno ocorreu no Vale Caminhos da Neve em São Joaquim que situa-se numa região de baixada com 1.200 m de Altitude e fica apenas a 3 km do centro da cidade. Essa condição de baixada dá condições que o ar frio que é mais pesado se instale com maior intensidade e provoque este belo fenômeno meteorológico no auge do Verão.
A primeira imagem abaixo ilustra a geada ocorrida neste dia em São Joaquim com crédito de Mychell Legnaghi, onde a mínima foi de 4.8°C. Mas em Bom Jardim da Serra/Estação Keiser onde também ocorreu a geada, a mínima foi de apenas 3.6°C. Conforme dados da Empresa Climaterra (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) esse foi o segundo ano consecutivo com geada no mês de Janeiro, com destaque na Estação local foi o 02 de janeiro mais frio em 23 anos, pois era de 9.5°C no dia 02/01/2013 e este ano neste dia deu 9.2°C.
Fez frio também no RS nos Aparados e na Serra, com a menor mínima em São José dos Ausentes(Estação com 1.175 m) com 5.3°C, ou seja, mínima próxima às condições para formação da geada. Na Região do Castelinho em Canela a mínima foi de 8.2°C e na Localidade de Tainhas em São F. de Paula a mínima foi de 7.9°C. No ano passado a primeira geada (e única) em Janeiro ocorreu no dia 25, mas com frio mais intenso, pois a mínima foi de apenas 1.7°C no Bairro Jardim Bandeira (quase centro de São Joaquim) e também 1.7°C em Urupema/Epagri. Aqui em Campo Bom o amanhecer do dia 02 foi o mais frio até agora com mínima de 13.9°C.
Litoral com dias espetaculares:
Tanto no Feriadão de Natal como no Feriadão de Ano Novo ocorreram dias espetaculares aos veranistas e turistas que tiveram férias neste período, chamando a atenção além do predomínio do tempo bom, o mar limpo, as aglomerações de banhistas na beira da praia neste período da pandemia do coronavírus. Felizmente no final de semana do Ano Novo essas aglomerações diminuíram após autoridades impedirem e orientarem as pessoas quanto ao risco da expansão das infecções nesta Pandemia que está crescendo infelizmente, orientando as pessoas para os devidos cuidados.
O destaque do último final de semana foi o da presença do sol constante sem nuvens no céu, a água limpa, bandeira amarela e quase ausência do incômodo “ Nordestão “ tão frequente no litoral gaúcho. A imagem seguinte da coluna ilustra o espetacular dia 09 (sábado) com céu extremamente azul e sol radiante , com mar limpo em Atlântida Sul em registro presencial deste colunista, cuja temperatura variou nos 29°C ao meio dia. Pelo menos até a terça-feira dia 12, as condições do tempo continuaram propícias para o banho de mar no Litoral Norte com a temperatura atingindo 29.5°C em Tramandaí/RS neste dia.
Janeiro está com 1.6°C acima da média:
Nos primeiros doze dias do mês a média da temperatura está com 1.6°C acima da normal histórica que é de 25°C, pois fechou com 26.6°C. Entre os dias 23 de dezembro até 11 de janeiro deste ano tivemos 20 dias consecutivos em que a temperatura máxima sempre superou os 30°C em Campo Bom, ou seja, desde o terceiro dia do início do verão astronômico ininterruptos. Esta sequência de dias com máxima elevadas, foi quebrado na terça-feira, dia 12, com a chegada de um Sistema de Baixa Pressão ( Instabilidade do Tempo), logo após a meia-noite. Nesta condição, no verão do ano passado, nestas condições tivemos registro de 17 dias ininterruptos, entre os dias 28 de fevereiro e 15 de março de 2020.
A temperatura que estava em 32.4°C as 21h da noite da segunda-feira dia 11, caiu para 28.8°C as 03 UTC (meia-noite) e não foi mais superada durante todo o dia 12, terça-feira, pois a máxima no período da tarde atingiu apenas os 28.1°C. Portanto pelo menos até a terça-feira, dia 12, estamos tendo o segundo mês de janeiro mais quente na média em 36 anos (1985/2020) com 26.6°C, sendo que o mais quente ocorreu em 2019 com média de 27.0°C.
Na quarta-feira, dia 13, com o predomínio da nebulosidade durante praticamente todo o período a máxima atingiu apenas 27.5°C após amanhecer agradável com 20.9°C.
Inclusive após as 21h da noite a temperatura subiu para 33.5°C as 22h da noite, após o pico de 39.7°C no período da tarde. Foi realmente um sufocante e histórico, como o dia mais quente na média em 36 anos com 31.9°C, superando o dia 12 de janeiro de 2006 que era até então o mais quente na média com 30.7°C, mas que naquele dia registrou máxima mais elevada com 41.5°C, mas com temperaturas menores na mínima, nas 9h da manhã e as 21h da noite que servem para calcular a temperatura média diária. A próxima imagem destaque da coluna desta semana, ilustra a temperatura elevada registrada na segunda-feira dia 11 em Campo Bom, com crédito deste colunista. Neste dia Porto Alegre registrou a mais alta temperatura entre todas as Capitais Brasileiras entre as Estações do INMET com máxima de 38.7°C.
Conforme dados da METSUL Meteorologia, na segunda feira dia 11, diversas cidades da região registraram máximas acima dos 40°C, como em São Leopoldo com 40.6°C, Parobé com 40.1°C e Novo Hamburgo com 40.0°C.
Mas o destaque mesmo foi que ocorreu o dia mais quente na média em 36 anos em Campo Bom e Região.
Ontem o dia amanheceu bem mais agradável com mínima de 16.5°C e a máxima a tarde se aproximou dos 29.0°C.
Apesar do retorno do forte calor entre hoje e amanhã, sábado, as máximas deverão superar os 35°C, e um novo Sistema de Baixa-pressão atingirão o estado a partir do Domingo, dia 17, com chuvas e nova queda na temperatura. Durante a próxima semana os Modelos estão indicando máximas bem abaixo dos 30.0°C o que alterará a média da temperatura do mês próximo do normal histórica que é de 25.0°C.
O dia mais quente na média em 36 anos:
Na segunda-feira, dia 11, o que chamou a atenção não foi a temperatura recorde do ano até agora com 39.7°C, mas a média da temperatura extremamente elevada que se manteve acima dos 31.4°C entre as 9h da manhã até as 23h da noite, com sensação térmica extremamente elevada. Inclusive após as 21h da noite a temperatura subiu para absurdos 33.5°C as 22h da noite, após pico de 39.7°C no período da tarde. Foi realmente um dia sufocante, extremamente quente e histórico, como o dia mais quente na média em 36 anos com 31.9°C, ou seja 6.9°C acima da média histórica para o mês que é de 25.0°C.
Para termos uma ideia, o calor permanente e prolongado da segunda-feira, superou na média o dia 12 de janeiro de 2016 que era até então o dia mais quente neste padrão até hoje com 30.7°C, mesmo que a máxima naquele dia tivesse sido com 41.5°C, mas registrou temperaturas menores as 9h com 30.6°C e às 21h da noite apenas 29.8°C.
Já nesta segunda-feira, dia 11, as 9h já marcava 32.4°C, ás 21h 32.4°C subindo para 33.5°C ás 22h, o que convenhamos é insuportável.