Conecte-se conosco

TudoOnline

Os 100 dias de Luciano Orsi

Na tarde desta terça-feira, 11, o prefeito Luciano Orsi convocou uma entrevista coletiva para divulgar um balanço dos primeiros 100 dias de sua administração. O encontro com a imprensa aconteceu na sala de reuniões do gabinete do chefe do Executivo e contou com presença além da imprensa, do vice-prefeito e Secretário de Esporte e Lazer Beto Santos, dos demais secretários da Administração além dos vereadores Cirano Cardozo, Flávio de Andrade, Thiago de Souza e Victor de Souza.

Luciano Orsi inicialmente realizou uma apresentação, em que foi passando todas as secretarias e apresentando, em parceria com os secretários, as principais realizações até aqui. A primeira secretaria a ser abordada foi a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, foi ressaltado pelo prefeito e por Mateus Menezes a campanha Compra aqui é Bom Demais e suas alterações, o auxílio para que empresas participassem da Couromoda em São Paulo, além de outras ações para manutenção e atração de empresas para Campo Bom.

Na apresentação sobre a Secretaria de Administração, foi ressaltado o aumento de empresas cadastradas como fornecedores da Prefeitura, além do novo contrato do policiamento comunitário em que a Prefeitura entra com a contra-partida de R$ 850,00 para cada um dos 16 policiais dos núcleos nos bairros atendidos. A implantação do ponto biométrico e a redução de 53 Cargos Comissionados na comparação com Setembro de 2016 também foram tópicos abordados nesta pasta.

Na pasta de Educação e Cultura, a apresentação girou em torno do aumento do número de profissionais na área, cerca de 200 novos profissionais foram contratados e outros ainda serão para atender a demanda. O contra-turno com o Acolher foi destacado, assim como as ações realizadas no Centro de artes Unificadas (CEU). O investimento atual de mais de R$ 270 mil decorrentes de aditivos contratuais necessários e investimentos como a implantação da sala de audiometria e a formação de diretores também recebeu destaque por parte da secretária Simone Schneider. Ela finalizou falando sobre a diminuição de custos do Campo Bom em Festa, evento em comemoração ao aniversário da cidade e comemorou a reativação do cinema, que tem tido bom público nas sessões.

Na sequência o vice-prefeito Beto Santos sintetizou suas ações a frente da Secretaria de Esporte e Lazer, falando das competições realizadas e apoiadas e das que estão por acontecer. A apresentação da Secretaria de Finanças ressaltou o parcelamento da dívida com o Ipasem como principal ação até aqui da pasta, números da dívida atual também foram citados. A redução drástica das diárias e os três pontos percentuais em média gastos a menos na folha de pagamento também foram destaques.

O Meio Ambiente teve como tema principal, a recém anunciada obra de saneamento básico, que também já foi anunciada em outras administrações, mas não saiu do papel. O investimento que beneficiará quatro bairros da cidade foi tido como grande investimento da pasta neste primeiro momento. A políticas públicas para animais também receberam investimentos com a contratações de uma veterinária concursada e o Castramóvel. O secretário João Flávio encerrou falando sobre uma nova política de na gestão de resíduos, citando a atual como muito cara.

A Secretaria de Obras foi o tema na sequência e dois tópicos predominaram: a limpeza da cidade como um todo, com podas, desassoreamento de arroios, capina e varrição de ruas, roçadas, pinturas que fizeram com que em Março a secretaria comandada por Patrick Ruppenthal atingisse um número recorde de atendimentos. A precariedade da estrutura da pasta também foi alvo de perguntas, mas ainda não há nenhuma definição sobre o tema.

A penúltima secretaria a ser abordada foi a de Saúde. Foram vários os tópicos colocados pelo prefeito Luciano e pela Secretaria Suzana Ambros Pereira. O principal e mais comentado foi o novo sistema de acolhimento com a classificação de risco nas unidades de saúde e seus primeiros dias de funcionamento. A redução das filas, como consequência e a reorganização da Central de marcação de Consultas e Exames, a aquisição de medicamentos, os novos exames contratados e novos profissionais também foram pautas.

Por fim a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação fechou a apresentação. Foram destaques a retomada no transporte de enfermos para Porto Alegre e de pacientes oftálmicos para Portão. O recadastramento dos programas sociais, o recadastramento habitacional e as recentes campanhas de doações para desabrigados de Rolante e São Francisco de Paula foram alvos de elogios do prefeito.

Após a apresentação, o prefeito abriu para perguntas da imprensa. Foram questões sobre ações futuras nas áreas de invasões, sobre o funcionamento do sistema de acolhimento com classificação de risco nas unidades de saúde, sobre novas empresas que podem receber incentivos para se estabelecer aqui e também sobre obras que a Administração poderá realizar na cidade.

 

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível