Na tarde de ontem, quinta-feira, 25, uma operação da Brigada Militar que iniciou em Novo Hamburgo e terminou em Sapiranga, apreendeu mais de meia tonelada de drogas e culminou na prisão de oito criminosos, entre eles o chefe da quadrilha. Ao final da operação ainda foram recolhidos um fuzil calibre 556, R$ 80,3 mil em dinheiro e quatro veículos.
Leia também:
Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina Janssen
RS recebe lote antecipado com 290 mil doses de vacinas contra o coronavírus
Atualizado boletim epidemiológico de Campo Bom
Copa Campo Bom de Xadrez On-line define campeões da primeira etapa
No início da tarde, por volta das 13h, um equipe de policiais suspeitaram de certa movimentação em uma casa na Rua Jorge Schury, loteamento Kephas, no bairro São José. No momento do flagrante, dois homens descarregavam de uma Van Renault, 100 tijolos de maconha, cada uma com cerca de um quilo.
O proprietário da residência, Isoel Borges da Rosa, de 39 anos, é apontado como chefe da quadrilha na área e um dos líderes da facção que comanda o tráfico de drogas na região. Segundo a Brigada Militar foram encontrado maços de dinheiro dentro da residência e para a contagem do valor, concluída somente a noite, foi necessário máquinas para auxiliar. Além do dinheiro, foi apreendido um fuzil 556 e 40 quilos de cocaína de qualidade superior.
Na sequência da operação, se deslocaram para um sítio em Sapiranga, no limite com Araricá, onde houve mais seis prisões, quatro homens e duas mulheres. No imóvel, de padrão superior, os policiais encontraram no banheiro uma pilha de tijolos de maconha, do chão ao teto do cômodo, totalizando 407 quilos. Foram apreendidos também um Jeep Compass, um Palio e um Voyage.
Mercadoria conceituada
De origem peruana, e entre as melhores no mercado internacional, os 40 quilos da cocaína foram avaliadas em cerca de 2 milhões de reais. Segundo a corporação e com informações levantadas no esquema, tudo leva a crer que as drogas seriam distribuídas em toda a região metropolitana.