Conecte-se conosco

Notícias

Operação Escobar da Polícia Civil teve prisão em Campo Bom

Nesta quarta-feira a Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais- DEIC, deflagrou a Operação Escobar no enfrentamento ao crime de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ao todo, 250 policiais civis cumprem 46 mandados de busca e apreensão nos estados do RS e MS.

Cerca de R$ 22 milhões foram bloqueados dos investigados. O grupo criminoso atuava em crimes de roubos e furtos a estabelecimentos bancários, transporte de valores e extorsões, mediante sequestro. Policiais invadiram uma residência no bairro Solar do Campo pouco depois das 6h da manhã onde um homem foi preso.

Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp

Além de Campo Bom, as medidas cautelares foram cumpridas nas seguintes cidades: Novo Hamburgo, Taquara, Dois Irmãos, Capela de Santana, Ivoti, Estância Velha, Parobé, Esteio, todos no RS, e na cidade de Ponta Porã, em MS. No bairro Canudos em Novo Hamburgo os mandados foram cumpridos em uma recicladora de metais, comandada por um homem de 52 anos, com extensa ficha criminal, servia de fachada para a lavagem de dinheiro.

Leia também:

Guarda Municipal prende dupla por tráfico de drogas

Sorteio de agosto do Nota Fiscal Gaúcha será realizado na Expointer

Cerca de 100 alunos de Campo Bom no Logicando Day da Feevale

Operação da Polícia Civil contra lavagem de dinheiro do tráfico tem alvo em Campo Bom

Os resultados:

Até o momento, foram presas três pessoas, bem como foram apreendidos quatro veículos, durante a operação. Também em Novo Hamburgo os mandados foram cumpridos em uma revenda de automóveis às margens da BR-116. A maior parte do valor bloqueado diz respeito aos imóveis identificados como sendo resultado do dinheiro dos crimes.

As investigações:

As investigações iniciaram em 2023, quando foi cumprida a Operação Dulcis, na região sul do país e no estado de SP. Na ocasião, foi constatado o crime de lavagem de dinheiro, tendo sido apreendidos vários veículos automotores, quadriciclos, arma de fogo, valores em espécie, além de farta documentação.

Na época, foram apreendidos, aproximadamente, 400 kg de maconha, na cidade de Lajeado, em ação executada pelo policiamento ostensivo da Polícia Rodoviária Federal. Nessa ação, um dos alvos na Operação Escobar foi preso.

Durante as investigações, foram identificadas empresas utilizadas para a ocultação de capitais. Sendo que muitos funcionários eram “fantasmas”, pois não exerciam funções presenciais na empresa. Os atos de investigação ainda demonstraram a compra de propriedades rurais de alto valor, por meio de pessoas interpostas (laranjas), além da utilização de contas bancárias para circulação de valores e posterior reintegração, com aparência lícita.

Operação chamou a atenção dos moradores da região (Fotos: PC/Divulgação)

Mais Notícias

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível