Notícias
Operação do Denarc apreende dinheiro, drogas e armas de facção em Novo Hamburgo
Autor:
A Polícia Civil, por meio da 3ª DIN/DENARC, sob coordenação do Delegado Gabriel Borges, no final de noite da terça-feira, deflagrou a operação Ad Sumus que apreendeu grande quantidade de armas de fogo, dinheiro e drogas na cidade de Novo Hamburgo.
Segundo o Delegado Gabriel Borges, a investigação iniciou a partir do monitoramento da organização criminosa que atua na região do Vale dos Sinos e da distribuição do narcotráfico a partir dos líderes desta facção na região metropolitana de Porto Alegre.
Durante a investigação, em razão das enchentes que assolam o estado, o grupo criminoso mudou sua forma de atuação, retirando os produtos ilícitos que estavam localizados num bairro na cidade de São Leopoldo e armazenando em outro bairro na cidade de Novo Hamburgo.
A partir desta modificação do local de armazenamento dos materiais ilícitos os policiais passaram a monitorar os veículos utilizados pelo grupo. A informação era de que os suspeitos armazenavam os materiais ilícitos vendidos e distribuídos em seus pontos de comercialização dentro de automóveis.
Leia também:
Brigada Militar descobre laboratório de drogas e apreende 30 kg de cocaína em Sapiranga
Com apoio do governo, Grêmio e Inter lançam campanha pela reconstrução do RS
Estes automóveis, por sua vez, permaneciam em estacionamentos privados de modo a não chamar a atenção das autoridades policiais. Na data dos fatos os policiais monitoraram dois integrantes do grupo que ingressaram no interior de um estacionamento com um veículo.
No momento que os indivíduos saiam do estacionamento foram abordados. No interior de um dos veículos, num compartimento falso entre o banco traseiro e o porta-malas, os policiais localizaram 2 kg de maconha.
Com apoio do canil do 3° BPM, num segundo veículo, uma saveiro, foram localizados mais 15 kg de maconha, também inseridos em compartimentos ocultos no interior da caçamba da caminhonete. Em um terceiro veículo também localizado no estacionamento, num compartimento oculto no painel, os policiais localizaram 4 pistolas, 70 mil reais em dinheiro, dezenas de carregadores e centenas de munições.
Em um quarto veículo foi localizada mais uma pistola, um rádio comunicador na frequência da Brigada Militar e mais R$ 20 mil em dinheiro. No quinto e último veículo foi localizada mais uma pistola, munições, carregadores, balanças e R$ 5 mil em dinheiro.
No total foram apreendidos mais de 95 mil reais em dinheiro oriundo do tráfico de drogas, 6 pistolas de calibre restrito, sendo duas Jericho douradas e personalizas com emblemas da facção criminosa, duas glocks, uma HK, uma herstal, dezenas de carregadores, centenas de munições de todos os calibres, quase 20KG de maconha, telefones celulares e 5 veículos.
O Delegado Gabriel Borges destaca que a ação gera um duro golpe no narcotráfico, atacando o patrimônio da organização criminosa, retirando dinheiro em espécie, veículos e drogas de seu poder, mas que além disso retira grande quantidade de armamentos de alto poder lesivo das ruas, reduzindo não só os crimes praticados diretamente pela facção, mas todos os delitos decorrentes desse tipo de armamento nas ruas, como roubos e homicídios.
Os dois presos em flagrante, com diversos antecedentes criminais, foram conduzidos ao sistema prisional. A investigação prossegue para responsabilizar os membros da organização criminosa que atua na região.