A Polícia Civil deflagrou durante esta terça-feira a Operação Fake Security. O objetivo foi combater e investigar crimes de extorsão praticados contra comerciantes e moradores de condomínios residenciais da região. Agentes cumpriram sete mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Campo Bom.
As investigações iniciaram há oito meses, quando a polícia identificou vítimas que eram extorquidas por traficantes. Conforme apurado, elas eram obrigadas fazer pagamentos mensais para que tivessem a segurança garantida.
Durante as diligências, três homens, de 26 (com antecedentes por roubo,três vezes, tráfico de drogas e homicídio, duas vezes), 28 (receptação, homicídio, duas vezes, e tráfico) e 42 anos (homicídio, duas vezes, e tráfico de drogas, duas vezes), todos apenados da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), tiveram as prisões temporárias decretadas. O trio foi identificado como responsável pela cobrança dos valores aos comerciantes.
Leia também:
Campo-bonense tem menos de 15 dias para resgatar prêmio de mil reais sorteado na Nota Fiscal Gaúcha em abril
Mais de 50 alunos campo-bonenses formam-se em Java e Python
Associação do Guardas Municipais é apresentada à comunidade
Meteorologistas explicam recorrência de ciclones e previsões para o inverno e para a primavera no Estado
Festa do Colono no Largo Irmãos Vetter é no dia 30 de julho
Outras quatro mulheres, uma delas no bairro Operária em Campo Bom, com idades de 27, 22, 52 e 26 anos, todas sem antecedentes policiais, também tiveram as prisões temporárias decretadas e são suspeitas de recebimento e transferência do dinheiro arrecadado entre os membros do grupo criminoso. A Polícia Civil suspeita que a quantia movimentada pelos criminosos, desde novembro do ano passado, seja superior a R$ 2,5 milhões.
No endereço da mulher de 22 anos, foram encontrados mais de 3 kg de crack, um tijolo de cocaína, apetrechos para refino e preparo, dezenas de munições calibre. 12 e camisetas da Polícia Civil, razão pela qual ela foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. Os policiais confirmaram que durante as investigações, foram identificados outros criminosos que tentavam ludibriar as vítimas, com intuito de aplicar golpe, passando-se por membros do tráfico.