Combatendo a pirataria e os crimes praticados contra a propriedade intelectual na internet desde 2019, a Operação 404 retirou do ar, nesta quinta-feira (19/9), 675 sites e 14 aplicativos de streaming de jogos, músicas, filmes e séries. A ação internacional também desindexou de mecanismos de busca o conteúdo disponibilizado on-line ilegalmente. Cinco pessoas foram presas.
A 7ª fase da operação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com outros cinco países, cumpriu 30 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão. Diversos materiais relacionados aos crimes foram apreendidos em decorrência das ordens judiciais.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
A ação foi coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), pelas Polícias Civis do Rio Grande do Sul e mais outros oito estados além dos Ministérios Públicos de São Paulo e Santa Catarina (SC).
Deflagrada pela primeira vez em 2019, a Operação 404 foi nomeada em referência ao código de resposta do protocolo HTTP que indica quando uma página não existe ou está fora do ar. Uma das principais ações da operação é tornar indisponíveis os serviços criminosos que violam os direitos autorais e intelectuais das vítimas nacional e internacional.
Leia também:
BM de Sapiranga prende homem em conjunto com Guarda Municipal de Campo Bom
Polícia Civil prende oito pessoas em operação contra tráfico de drogas em Sapiranga
Justiça eleitoral vai investigar tentativa de fraude com uso de inteligência artificial em Campo Bom
Operação da Polícia Civil que prendeu mandantes de chacina em Rolante cumpriu mandados em Campo Bom