A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou às 00h desta sexta-feira (29) a Operação Ano Novo. As fiscalizações nas rodovias serão intensificadas até às 23h59 da segunda-feira (1). As ações são baseadas em análises estatísticas de dados, de forma a direcionar o efetivo operacional, de maneira mais eficiente, buscando a redução da violência no trânsito, o combate mais efetivo da criminalidade, além de proporcionar sensação de segurança para população.
Entre as principais ações para a prevenção de acidentes durante a operação, destacam-se o enfrentamento à embriaguez ao volante, as fiscalizações de ultrapassagens proibidas, do excesso de velocidade, do uso do cinto de segurança por motoristas e passageiros, do emprego adequado dos dispositivos de retenção para crianças, do uso do capacete por motociclistas e do uso de telefone celular durante a direção veicular.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
Também será intensificada a atuação no combate ao crime, com abordagens estratégicas voltadas principalmente para recuperação de veículos roubados, apreensão de armas ilegais, drogas e produtos contrabandeados.
Leia também:
Guarda Municipal prende homem por tráfico de drogas
EGR projeta fluxo intenso no final de semana do Ano-Novo
Guarda Municipal encontra morador de rua sem vida
Brigada Militar realiza prisão por receptação na Barrinha
Dicas de trânsito:
Durante todo o fim de semana, a PRF vai relembrar a importância dos itens de segurança para evitar surpresas desagradáveis durante a viagem. Para isso, policiais realizarão ações de Educação para o Trânsito, mostrando a importância do cinto de segurança, os perigos da combinação de álcool e direção, entre outros.
O uso do capacete e a correta utilização dos dispositivos de retenção para as crianças, conhecidos popularmente como cadeirinhas, também serão foco nas abordagens durante o feriado.
O objetivo da PRF é conscientizar sobre a importância do respeito às normas de trânsito, como atitude necessária aos motoristas para redução da violência nas estradas, preservando vidas.