O Especialista
O segundo julho mais quente da história
Autor:
Até ontem, dia 28 de julho, Campo Bom estava registrando o segundo mês de julho mais quente na média em 38 anos com média de 16.6°C, superado apenas pelo do ano de 1987 com média de 17.0°C, quando a média normal histórica é de 13.7°C. O desvio à maior em 2.9°C na média vai diminuir pelo menos em 1.0°C nestes 03 últimos dias do mês, com redução de pelo menos 0.3°C ao dia, pois a partir de hoje tivemos queda acentuada tanto na máxima como na mínima com o ingresso de uma forte massa de ar polar.
A máxima de ontem que ficou em 28.1°C hoje ficou nos 17.0°C registrado na madrugada, com a mínima por enquanto de 9.9°C mas que pode ser superada no final da noite com a perda de calor. A última vez que tivemos mínima de um dígito ocorreu no dia 29 com 9.5°C. Levando-se em conta que entre hoje até o domingo as mínimas deverão ser de apenas um dígito, em todo o mês neste patamar o total foi de apenas em 10 dias, e destes apenas amanhã, sábado a mínima deverá registrar menos de 5.0°C, o que demonstra que o frio foi pouco neste ano em julho.
Em se confirmando esta mínima amanhã, teremos o registro da segunda geada de julho lembrando que a única até ontem ocorreu no dia 01 com mínima de 5.2°C.
A floração precoce dos Ipês Amarelos:
Com o predomínio das temperaturas acima da média histórica neste que é considerado o mais frio do ano na média, fez que os ipês amarelos florescessem antes de sua época normal que se dá no início de setembro, que é o primeiro mês da primavera climática, colorindo de amarelo e embelezando a paisagem da cidade. As plantas não respeitam o calendário das Estações e seguem as condições climáticas com a média das temperaturas que este ano ficaram bem acima da média, mas que ocorrem ciclicamente como já ocorridos também nos anos de 1987, 1995, 2006 e por último em 2008 com as médias do mês variando entre os 16.0°C e 17.0°C, ou seja bem acima da média normal já citada que é de 13.7°C. A primeira imagem ilustra a bela floração dos ipês no início desta semana, dia 25 quando Campo Bom registro a máxima do Estado entre as Estações do INMET com 29.9°C, a segunda mais alta do mês superada apenas por 31.0°C no dia 11.
A quarta geada do mês em São Francisco de Paula:
Apesar do predomínio das temperaturas fora do padrão normal para o mês, em São Francisco de Paula registrou no amanhecer da última quarta-feira dia 27, a quarta geada de julho até agora. O fenômeno foi registrado à 10 km do centro da cidade às margens da rodovia que vai a Tainhas, onde a mínima registrada em Estação local foi de apenas 3.8°C, dando condições para a sua formação. Às 14h a temperatura no local já tinha subido até os 22.3°C com grande amplitude térmica.
As outras geadas ocorreram no dia 01 com mínima de -1.5°C, no dia 13 com 1.6°C e no dia 18 com 0.7°C. Apesar da predominância das temperaturas acima da média neste ano em julho, o maior período com ausência da ocorrência da geada na cidade foi de apenas durante 12 dias. A geada ocorrida na quarta-feira foi em consequência pela atuação de ar muito seco e frio pela manhã que já perdura por vários dias no Sul do Brasil e não dá para afirmar que um ar quente está predominando em consequência, apesar de as temperaturas ficarem acima da média normal. Nossa próxima imagem ilustra a quarta geada de julho registrada em São Francisco de Paula com crédito deste colunista que no local do registro apontou temperatura de apenas 4.0°C.
Modelos da última quarta-feira estão indicando a repetição de geadas fortes neste final de semana na região de São Francisco de Paula com mínimas beirando 0°C e ampliando para 06 dias com geada no mês, mesmo com predomínio de temperaturas acima da média no mês.
Apesar do desvio a maior de 3.7°C na média em São Joaquim fez -1.7°C
Apesar do desvio de 3.7°C à maior em São Joaquim, na serra catarinense, no mês até agora, no amanhecer da última quarta-feira dia 27 a mínima foi de -1.7°C registrada na Estação de Meteorologia localizada próximo ao Vale do Caminhos da Neve a cerca de 3 km do centro da cidade. A geada foi intensa e cobriu desde a cidade, aos campos de baixadas, na rua os carros ficaram recobertos por uma fina camada de gelo que dava até mesmo para raspar.
De acordo com a Empresa CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) essa foi a geada de número 75 e com 46 dias de temperaturas negativas no ano de 2022. Na região do todo da Serra Catarinense. O recorde de frio e mínima neste dia em SC ocorreu em Bom Jardim da Serra/Estações Keiser com incríveis -4.2°C. Conforme Ronaldo Coutinho o fenômeno teria condições de ocorrer no amanhecer de ontem, quinta-feira dia 28 pelo quarto dia seguido.
Ar muito seco e frio nos períodos da noite/madrugada tem propiciado a ocorrência das geadas em baixadas dos topos da Serra Catarinense pela grande amplitude térmica e queda da temperatura à níveis que propiciam a sua formação, apesar de as médias das temperaturas também estarem com desvio à maior pelo menos até ontem, quinta-feira. Com o ingresso de uma nova massa de ar polar a partir de hoje em Santa Catarina as mínimas nos últimos 03 dias do mês ficarão muito baixas com ocorrência de geadas fortes o que farão diminuir o desvio à maior nas médias em até 1.2°C conforme afirmação de Ronaldo Coutinho, mas mesmo assim a média do mês de julho deverá fechar acima da normal histórica devendo se situar no rol da segunda ou terceira média mais quente da história.
Há uma ano neve histórica em São Francisco de Paula
Como resgate Climático, a próxima imagem da coluna ilustra como amanheceu São Francisco de Paula há exatos um ano no dia 29 de julho de 2021 com a neve acumulada da noite anterior, quando se precipitou com intensidade, só comparada com a que ocorreu em Agosto de 2013, ou seja, a mais forte em 08 anos até então. A mínima neste dia foi de -2.5°C (negativo) e máxima de apenas 5.8°C.
Vai nevar?
Coincidentemente nos modelos do dia 22 de julho indicavam a possibilidade de queda de neve novamente neste dia 29 de julho em São Francisco de Paula, possibilidade esta também divulgada no Telejornal na TV GLOBO na noite da segunda-feira dia 25 para as Serras Gaúcha e Catarinense. Mesmo que não ocorra, uma coisa é certa, o frio será intenso nesta sexta-feira nas Serras do RS e SC, e a temperatura prevista para São Francisco de Paula hoje deverá variar entre os 3.0°C e 9.0°C com instabilidade nas primeiras horas da manhã nos modelos da quarta-feira dia 27.