A temperatura que tem se mantido estável e amena até agora neste outono, promete despencar no Sul do Brasil na próxima semana, com o ingresso da primeira massa de ar polar de forte intensidade, lembrando que é extremamente normal para esta época do ano. As madrugadas da próxima sexta-feira dia 24 e sábado dia 25, irão registrar as primeiras mínimas de um dígito para este ano em Campo Bom, podendo as mínimas atingirem até 5°C e a primeira geada do ano.
Até ontem a menor temperatura este ano foi de 12°C e ocorreu no dia 30 de Abril, e, este mês apenas de 13.2°C no dia 08. Para hoje estava prevista uma temperatura mínima de 11.0°C e que irá superar as menores já citadas. No ano passado, a primeira mínima de apenas um dígito, ocorreu no dia 17 de maio com 8.3°C e a primeira geada do ano no dia 24 com mínima de 3.8°C a menor do mês.
Caso se confirmem esta tendência de frio para a próxima semana, as datas previstas irão coincidir com o mesmo período de 2018, ou seja na segunda quinzena de Maio. Um dos destaques climáticos desta semana, é que na terça-feira dia 14, registramos a primeira temperatura máxima do dia que ficou abaixo.
dos 20°C, que ficou raspando com os 19.9°C registrados em um dia que predominou a nebulosidade e umidade na cidade, com algumas aberturas do sol. No ano passado a primeira máxima neste patamar ocorreu no dia 18 com 16.2°C. A imagem abaixo ilustra como se caracterizou o dia na cidade.
A longo prazo como não está previsto mais nenhum dia com calor e temperatura elevada neste mês, já podemos afirmar que não teremos o ” Veranico de Maio ” neste ano, lembrando que tivemos um dia apenas com calor e foi de 31.1°C no dias 03. A temperatura média do mês que tem ficado até 4.8°C acima da normal histórica em 34 anos até o dia 08, esta diferença caiu para 3.8°C até ontem dia 16 com a média do mês caindo para 20°C quando o normal é de 16.2°C. Com o frio previsto para a próxima semana, a temperatura média deverá se aproximar dentro da normal histórica ou poucos décimos acima, neste mês que antecede o início do inverno astronômico.
Outro destaque climático desta semana, foi o da ocorrência do terceiro dia do mês com ocorrência do nevoeiro e o décimo primeiro dia do ano cuja outra imagem abaixo ilustra o fenômeno, que prejudica a visibilidade e o trânsito na cidade, que ontem foi de forte intensidade com recolhimento de 0.2 mm.
Até ontem, o total da precipitação em Maio atingiu 94.8 mm o que corresponde a 81,2% da média mensal normal histórica que é de 116.7 mm.
Os Institutos CPTEC/INPE/INMET e FUNCEME lançaram a Previsão Climática Sazonal para o período Maio/Junho/Julho de 2019 no dia 30 de Abril. Através dos modelos de previsão climática analisados, indicam a continuidade da manifestação do atual fenômeno El Niño, e em relação à intensidade, os parâmetros analisados sugerem a continuidade do atual fenômeno com intensidade fraca. Essa previsão indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da faixa normal climatológica no RS e SC. Em relação a temperatura do ar próximo da superfície, as previsões indicam maior probabilidade de ocorrência de valores entre as faixas normal à acima da normal climatológica para todo país.
Na coluna da semana passada reportamos sobre a previsão da instabilidade e a influência da fase da Lua Crescente que inibe a ocorrência de chuva em cidades localizadas no Paralelo 30 e cidades próximas. como Campo Bom em relação à Porto Alegre e em Tramandaí. Entre o dia 11 ( início da lua Crescente e que termina hoje dia 17), o acumulado da precipitação até ontem em Porto Alegre, foi de apenas de 10.0 mm e em Campo Bom 11.4 mm.
Apenas em Tramandaí o volume foi maior com 63.0 mm, cuja localidade neste mês não confirmou a tese deste colunista. Na climatologia e Meteorologia não existem conclusões e projeções de 100% de acerto, apenas uma tendência. No mesmo período, no Médio Uruguai e Noroeste do Estado as precipitações ficaram entre 100 e 150 mm, bem acima das quantidades registradas no paralelo 30.