Conecte-se conosco

Sem categoria

O frio mais intenso do ano

Modelos já a mais de uma semana estão prevendo que a partir do final da tarde de ontem até o próximo domingo dia 21, teremos no Estado e no Vale dos Sinos o registro do maior frio do ano com recorde de temperaturas mínimas para este ano, superando inclusive a menor mínima até então com 1.8°C ocorrida no amanhecer do dia 19 de junho no penúltimo dia do Outono Astronômico, ou seja a exatos dois meses, que é uma coincidência climática incrível. Hoje, dia 19 de agosto, provavelmente teremos o dia mais frio do ano na média, superando os 7.9°C de média ocorridos em 19 de junho passado.

Os prognósticos da Metsul Meteorologia da última quarta-feira indicavam para o Vale dos Sinos hoje mínima de 2.0°C e máxima de 14.0°C com sol e nuvens e entre 0°C e máxima de 18.0°C com sol para amanhã sábado como os dois dias do auge de frio e recorde do ano para a região.  Já os prognósticos do INMET do mesmo dia para hoje sexta-feira dia 19 em Campo Bom RS é de muitas nuvens com chuvisco e temperaturas entre os 4.0°C e 12.0°C e para amanhã sábado dia 20, tempo com poucas nuvens e com possibilidade de geada com a temperatura variando entre os 4.0°C e 17.0°C. A mínima acabou sendo acima do esperado, com 5,8°C e aquecimento de 10°C coma máxima a tarde de 15,8°C.

Hoje mínima de -4.0°C em São JOsé dos Ausentes e ainda pode nevar:
Hoje sexta-feira, dia 19 de agosto a mínima prevista para São José dos Ausentes é de -4.0°C de acordo previsões de alguns modelos em consequência da atuação da mais intensa massa de ar polar de 2022. Este colunista se encontra desde ontem na cidade mais fria do Estado, São José dos Ausentes com objetivo de registrar dois fenômenos meteorológicos dos mais importantes, belos e impactantes do inverno que são a neve e a geada que tem influência turística, econômica e ambiental para a região extensiva à pecuária e na agricultura.

Os modelos também já à vários dias tem previsto uma neve ampla nos Estados do Sul mas na última quarta-feira já tinham reduzido a sua amplitude e abrangência restringindo apenas para regiões acima dos 1.200m a partir de São José dos Ausentes em direção à São Joaquim/SC mas ainda com possibilidade de ocorrer em cidades de menor altitude como por exemplo Cambará do Sul, São Francisco de Paula como também em Canela e Gramado, o que seria muito bom economicamente para estas regiões.

Mas em um ponto os Modelos se convergem totalmente, é de que o frio será intenso e recorde de mínimas do ano para muitas cidades como para Campo Bom. Caso não se confirme a neve a geada pelo menos será severa na região dos Aparados, Serras Gaúcha e Catarinense e na próxima semana trataremos sobre o frio recorde do ano com imagens. A nossa primeira imagem acima resgata o fenômeno da Neve que ocorreu em São José dos Ausentes na noite de 20 de agosto de 2020 com crédito deste colunista, que no momento da precipitação às 21h registrava temperatura de -1.5°C. Já a próxima imagem ilustra a previsão de neve para a noite de ontem, madrugada e manhã de hoje em cidades do RS e de SC pelo Jornal Nacional na noite da última terça-feira dia 16,que infelizmente acabou não se confirmando como gostaríamos.

As geadas em Campo Bom no dia 19 de Agosto:
Nos últimos 50 anos geou em Campo Bom neste dia em apenas 03 anos. O primeiro ocorreu no ano de 1974 com mínima de 0°C e geada forte na cidade. Em 1993 com mínima de 0,8°C a geada foi forte na cidade. E a última vez neste dia ocorreu no ano 2000 com mínima de 4.9°C e a intensidade da geada foi fraca, ou seja a provável geada de hoje em Campo Bom aconteceu pela última vez há 22 anos neste dia 19.

As geadas em Campo Bom no dia 20 de Agosto:
Também nos últimos 50 anos geou na cidade neste dia em apenas 05 anos. A primeira em 1974 com mínima de 0.8°C com geada forte. A segunda somente 08 anos após com mínima de 2.0°C e geada fraca em 1982. Após 11 anos ocorreu a terceira em 1993 com mínima de 2.9°C e geada fraca. Dois anos após em 1995 ocorreu a quarta geada com mínima de 2.4°C e geada moderada. A última vez que geou em 20 de agosto foi no ano de 2006 com mínima de 4.7°C e geada fraca. Assim a geada prevista para amanhã, dia 20 de agosto ocorreu pela última vez há 16 anos.

Na quarta-feira dia 17, a geda de  número 91 este ano em São Joaquim:
No amanhecer da última quarta-feira, dia 17, a região de São Joaquim registrou a geada de 91 dias no total do ano até agora conforme dados da Empresa CLIMATERRA(Ronaldo Coutinho/ Piter Scheuer). As menores mínimas neste dia foram de 3.1°C em São Joaquim/PWS e de 3.8°C em Bom Jardim da Serra/PWS. Além da precipitação de neve prevista pela CLIMATERRA entre a noite da quinta-feira e madrugada/amanhecer de hoje, são esperadas o recorde de mínimas do ano e geadas severas que serão nefastas tendo em vista o floração precoce que ocorreu este ano devido ao calor que predominou em julho infelizmente. Reportaremos sobre o assunto na próxima semana.

Forte temporal na região metropolitana no início da semana:
No final da tarde e noite da última segunda-feira, dia 15, Campo Bom e demais cidades da Região Metropolitana foram atingidas por um forte temporal, com rajadas de vento muito fortes, chuva intensa em poucos minutos, queda de granizo acompanhada com relâmpagos e trovoadas.

Neste dia Campo Bom já amanheceu com chuvas e relâmpagos e a Pressão Atmosférica baixa, registrando apenas 1.003,3 hPa as 9h da manhã caindo para penas 999,0 h/Pa as 14h com a temperatura máxima atingindo 26.6°C com abafamento indicando rajadas de vento fortes pela baixíssima Pressão Atmosférica ocorrida.

A chegada de um Sistema de Baixa Pressão (Frente Fria) trouxe rajada de vento da direção SW as 20h30min em Campo Bom RS com velocidade de 76,3 km/h, acompanhada de trovoadas, relâmpagos, queda de granizo e pancada de chuva que acumulou 7.0 mm em apenas 10 minutos. O total da precipitação entre as 20h e meia-noite foi de 18.6 mm mas felizmente apesar da intensidade do vento, chuva e granizo não causaram maiores problemas na cidade, apesar de o vento ter superado a velocidade na noite de 17 de maio em consequência do Ciclone Subtropical por aqui que atingiu 60,48 km/h.

Mas em várias outras cidades da Região Metropolitana o temporal da segunda-feira foi impactante com grandes prejuízos segundo levantamentos da Metsul Meteorologia que as cidades mais atingidas foram Canoas, Cachoeirinha, Gravataí e na própria Capital. Em Canoas houve árvores caídas, prédios destelhados pela força dos ventos, postes caídos e outros casos graves, sendo que a Base Aérea da cidade registrou ventos de 120,5 km/h.
Nossa última imagem de hoje mostra a destruição e destelhamentos de telhados de prédios na cidade de Canoas registrada na manhã da terça-feira, dia 16 com crédito de Paola Silva Vieira.

Continue lendo
Veja também...

Mais Sem categoria

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível