Conecte-se conosco

O Especialista

O frio está de volta

Após vários dias com temperatura amena no período da tarde com média das máximas de 23.9°C nos últimos dez dias ( 05 à 14 de julho), a partir de hoje, o ingresso de uma nova massa de ar polar trará o retorno do frio intenso de hoje e até pelo menos até quase o final do mês, dia 28 de julho, com temperaturas mínimas que poderão chegar entre 0.0°C e 1.0°C e prováveis geadas fortes.

Dias amenos aumentaram a média das temperaturas:
A média das temperaturas que nos primeiros 07 dias de julho apontaram um desvio à menor em 2.5°C reportado na coluna da semana passada, diminuiu para apenas 0.6°C até ontem, quinta-feira. A sequência de dias com temperaturas mais elevadas no período da tarde entre 05 e 14 de julho contribui para o desvio ficar apenas em 0.6°C abaixo da média histórica. Pelo menos até ontem, a máxima do mês ocorreu no dia 10 de julho com 26.4°C e os modelos a longo prazo indicam que este ano não teremos máxima chegando nos 30°C ou mais, o que é normal ocorrer mesmo no mês mais frio do ano na média em Campo Bom.

Treze dias seguidos com mínima de apenas um dígito:
Um dos destaques climáticos que chamou a atenção da população, foi o da sequência de 13 dias consecutivos com mínima abaixo dos 10°C, não tão normal a acontecer. Esta sequência teve início no dia 28 de junho e se estendeu até o dia 10 de julho no sábado passado. A média diária das mínimas neste período foi de 6.8°C, ou seja, ficou 2.4°C abaixo da normal histórica de julho que é de 9.2°C. A mínima mais baixa do mês até agora ocorreu no dia 04 com 4.4°C e com geada fraca na cidade.

No ano passado neste patamar, tivemos apenas 07 dias consecutivos com mínimas de um dígito. A última vez que tivemos uma sequência tão longa ocorreu no período de 19 de julho até 01 de agosto de 2013 com 14 dias seguidos. A maior sequência da série histórica 1985/2020 com mínima de apenas um dígito foi de 21 dias ( 19 de julho até 08 de agosto em 1990), seguido de 20 dias no período de 14 à 30 de julho de 2000.

Há um ano atrás havia calor surreal em julho:
No domingo dia 18, completa um ano que Campo Bom teve início da ocorrência de 07 dias consecutivos com máximas na média diária de 31.1°C entre os dias 18 e 24, que na época foi denominado como surreal, devido ao seu ineditismo. Esta onda de calor em pleno mês de julho foi inédita em 36 anos da série histórica para o mês, e superou em longe os 03 dias seguidos ocorridos acima de 30°C nos anos de 1994 e 1995. Modelos a longo prazo não preveem nenhum dia com calor de 30°C ou mais este ano em julho, como o ocorrido no ano passado.

Vale lembrar que máximas igual ou superior a 30°C em um mês de Julho são normais acontecer em Campo Bom e na série histórica 1985/2020 só não ocorreu em 10 anos (1986, 1989,1990,1992, 1996, 1998, 1999,2008, 2009 e 2019). Observa-se que ocorreu em 09 anos seguidos entre 2010 e 2018. Portanto é normal ocorrer.

Final de semana com frio, geada e praia:
No último final de semana o Estado como um todo registrou belos dias ensolarados e com clima bem variado e característico de cada região fisiográfica. Os turistas que se dirigiram à Serra e principalmente nos Aparados enfrentaram frio forte e geada ao amanhecer. Já os turistas que se dirigiram ao Litoral Norte, curtiram bastante sol e temperaturas agradáveis no período da tarde.

Torres registrou no sábado a tarde a temperatura mais elevada da primeira quinzena de julho, ou seja, no dia 10 com a máxima atingindo os 24.2°C ao meio dia após amanhecer com mínima de 12.1°C. A próxima imagem abaixo ilustra o belo amanhecer no domingo dia 11 em Torres com frio de 10.2°C com Crédito de Bruno Kraemer. No período da tarde a temperatura subiu para 20.1°C na mais bela praia do nosso litoral.

Já a próxima imagem da coluna contrasta com o sol é a geada que ocorreu em São José dos Ausentes ao amanhecer do mesmo dia 11, domingo com Crédito de Rodrigo Becker e Giovana Marx Becker. A temperatura na Estação localizada na Cabana Mário Zotta no interior da cidade onde fez 0.1°C ao amanhecer e a tarde subiu para agradáveis 20.8°C, num lindo dia de sol.

Apenas 1.4mm até dia 14 mas de nevoeiro e orvalho:
Conforme a Meteorologia já estava prevendo, o acumulado da precipitação para julho seria bem abaixo da média histórica. Até o dia 14 de julho, quarta-feira o total do recolhimento do mês está em apenas em 1.6 mm, mas um detalhe muito importante, é oriundo de nevoeiros frequentes que tem ocorrido e de orvalho forte inclusive.
Ontem tivemos a primeira precipitação do mês proveniente de chuva, mas com volume baixo que os modelos indicavam na quarta-feira em torno de 10.0 mm no máximo. E os modelos do meio da semana indicavam que até pelo menos o dia 28 de julho não teremos chuva, comprovando que este ano teremos um mês de julho dos mais secos da série histórica cuja média normal mensal é de 168.6 mm. Até agora o mês de julho mais seco ocorreu em 2017 com total de apenas 30.8 mm e no ano passado lembrando que tivemos a maior enchente do Rio dos Sinos desde julho de 2015 com acumulado no mês de 168.6 mm. A imagem em destaque mostra um dos fortes nevoeiros que ocorreu na segunda-feira dia 12 em Campo Bom com recolhimento de 0.2 mm com Crédito deste colunista.

O destaque do frio em Santa Catarina: 
Sem dúvida o frio no Estado vizinho chama a atenção pela sua intensidade e pela sequência diária de geadas na Serra. Geou diariamente no Estado nestes primeiros 14 dias de julho e já somam 73 dias do fenômeno do ano, conforme dados da CLIMATERRA( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer).

Nos primeiros 12 dias do mês, as temperaturas negativas em SC só não ocorreram no dia 07, mas mesmo assim com geada em São Joaquim com mínima de 2.4°C na Estação Jardim Bandeira/ Tadeu, quase centro da cidade. Neste dia em Bom Jardim da Serra na Estação Invernada Grande a mínima foi de 0.8°C com máxima de 15.4°C. No último final de semana os turistas enfrentaram temperaturas negativas e fortes geadas. No sábado dia 10, a mínima em São Joaquim ocorreu no Pericó com -1;0°C mas em Bom Jardim da Serra na Pousada/Hotel Terra do Gelo a mínima foi de -3.3°C. O frio aumentou no amanhecer do domingo, dia 11 com geada forte e mínima de -3.2°C (negativa) em São Joaquim (Pericó) e de -2.4°C na Estação Jardim Bandeira/Tadeu quase centro da cidade. Já em Bom Jardim da Serra/Terra do Gêlo a mínima neste dia foi de -4.7°C.

Frio intenso e geadas retornam: 
Após a chuva de ontem, hoje já tivemos queda da temperatura com o ingresso de ar frio no Sul do Brasil. A partir de amanhã as máximas podem se aproximar dos 20°C em Campo Bom, mas a partir do domingo mesmo as máximas serão baixas na média de 14°C/15°C. Nos modelos de projeção da quarta-feira, dia 14, a Empresa CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) previam mínimas de 4.0°C para a segunda-feira, 2.0°C na terça-feira, 1.0°C na quarta-feira e 2.0°C para a quinta-feira da próxima semana em Campo Bom.

Já a Metsul Meteorologia com base nos modelos da quarta-feira dia 14, projetavam para a segunda-feira sol e nuvens com temperatura de 5°C/14°C, Sol e mínima de 3°C e máxima de 16°C para a terça-feira, sol e 0.0°C de mínima e máxima de 20°C na quarta-feira e sol com mínima de 3°C e máxima de 23°C para a quinta-feira da próxima semana em Campo Bom. A se confirmarem tais projeções de ambas fontes, com certeza teremos as menores mínimas do ano e com ocorrência de pelo menos 03 geadas por aqui. AGUARDAREMOS!

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível