O município de Novo Hamburgo começou a implantação do sistema de controladores eletrônicos de trânsito. Algumas câmeras, utilizadas para o cercamento eletrônico do município, também terão a finalidade de fiscalização viária. O primeiro ponto onde começou a implementação do sistema é na confluência das Avenidas Nicolau Becker, Nações Unidas com a Rua José do Patrocínio, próximo à Rótula João XIII (popularmente conhecida de Rótula do Pio XII), na área central da cidade.
Inicialmente, serão três pontos que receberão a fiscalização. Além do entorno da rótula central, o sistema será implementado na Rua Guia Lopes, próximo à Estrada da Integração Leopoldo Petry, entre os bairros Rondônia e Canudos, bem como na Rua Tapes, no cruzamento com a Avenida Nações Unidas, entre os bairros Ideal e Pátria Nova. Na rótula e no cruzamento a velocidade será de 50 km/h e na Guia Lopes de 60 Km/h.
Além de velocidades dos veículos, o sistema fiscalizará o avanço em sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e conversões proibidas. Serão três fases até o início da operação, a primeira, com a instalação dos equipamentos; a segunda, com a aferição dos mesmos; finalizando com a sinalização viária indicativa, o que deve ocorrer em até 60 dias.
Leia também:
Termina na quinta-feira prazo para licenciamento dos veículos com placas de final 1 a 5
Com aumento na demanda por leitos pediátricos, Estado lança 0800 para eliminar dúvidas sobre doenças respiratórias
Polícia Civil prende em Campo Bom suspeito de homicídio em Dois Irmãos
Mais de 1,2 milhão de consumidores ainda não solicitaram o resgate do Receita Certa
Estudo:
O secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, enfatiza que esta ação faz parte de um trabalho que se iniciou no ano de 2020, a partir do levantamento de locais da cidade com os maiores índices de acidentes no município. “O estudo integrou a ampliação do cercamento eletrônico e redução de acidentes de trânsito na cidade”, lembra.
A implementação nos locais foi em decorrência de estudo realizado pela Prefeitura, que definiu os pontos de trânsito prioritários, entre os 50 cruzamentos da cidade que precisam de algum tipo de fiscalização. A licitação para contratação da empresa para instalação dos equipamentos ocorreu ano passado. Ainda no ano passado, a empresa vencedora realizou testes obrigatórios com os novos equipamentos para demonstrar se a tecnologia utilizada poderia ser integrada ao sistema municipal e estadual.