O governador Eduardo Leite divulgou uma série de novas medidas visando reduzir o nível de contágio da Covid-19. Um pronunciamento através de redes sociais o governador atualizou os dados da pandemia e principalmente detalhando a falta de leitos hospitalares e de unidades de tratamento intensivo (UTI). Ele ressaltou que os pacientes internados nas UTI’s por Covid permanecem por longos períodos e isso acaba rapidamente terminando com os leitos disponíveis. Embora todas as prefeituras tenham realizado ações para ampliar o atendimento nos hospitais, alguns pacientes estão perdendo a vida sem conseguir chegar a internações em UTI’s.
Leia também:
Com quase 10 mil novos casos em um único dia, governador decide prorrogar bandeira preta até dia 22 de março
Campo Bom tem 121 novos casos e mais um óbito pela Covid-19
Final de semana de temperaturas agradáveis
Brigada Militar recupera em Campo Bom Renault roubado em Araricá
Para buscar reduzir a propagação o governador determinou através de decreto que a partir da próxima segunda-feira os supermercados só poderão comercializar artigos considerados como essenciais como alimentação, higiene e limpeza. Os demais artigos deverão ser isolados do atendimento presencial e somente poderão ser vendidos por tele-entrega como prevê o decreto para os outros pontos comerciais.
Também entra em vigor pelo decreto a possibilidade de multa para quem for flagrado sem o uso correto da máscara. A fiscalização deverá ser realizada em locais públicos, quem for flagrado será advertido em um primeiro momento e receberá multa de R$ 2 mil caso se recuse a usar. Em caso de reincidência a multa será de R$ 4mil.