O Governo do Estado divulgou nesta sexta-feira a classificação preliminar das bandeiras do Distanciamento Controlado para a próxima semana. Pela décima semana seguida a região 07 a qual Campo Bom integra com outras cidades do Vale do Sinos está classificada como bandeira vermelha, com alto risco de contágio. Na avaliação realizada pela sistema desenvolvido pela Secretaria de Planejamento do Estado, dois fatores foram fundamentais nesta decisão: o alto índice de novas hospitalizações, que cresceu 68% nesta semana e o número de óbitos que cresceu 75%.
Contrariamente a rodada anterior de mensuração, verificou-se um aumento significativo no registro de hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos 7 dias. Enquanto na semana anterior haviam ocorrido 59 registros, nesta semana foram 99 (aumento de 68%). A dimensão das hospitalizações quando comparada por 100 mil habitantes continua bastante elevada, indicando uma alta prevalência na região. Com o aumento no registro de hospitalizações, o indicador voltou a bandeira preta, visto que na semana anterior era vermelha.
Leia também:
Inscrições para concurso da Guarda Municipal encerram na próxima terça-feira
Semestre registra menor número de mortes no trânsito do RS em 14 anos
Campo Bom chega a mais de 85% de recuperados, foram confirmados 19 novos casos nesta sexta-feira
Final de semana de frio antecede a volta do calor
Positivamente, a razão entre os casos ativos na semana e recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana melhorou, tanto pela redução de casos ativos quanto pela elevação do número de recuperados. Com isso, os indicadores de Estágio da Evolução e de Incidência de Novos Casos sobre a População, que são mensurados com base na região, apresentaram bandeira amarela para o primeiro e preta para o segundo e terceiro, que mensura a projeção de óbitos. Cabe destacar que na última semana a região registrou um aumento de 75% no número de óbitos por Covid-19 frente a semana anterior – enquanto na semana anterior foram 24 registros, nos últimos 7 dias foram 42 óbitos.
Como para regredir para a bandeira laranja são necessárias duas semanas com a nota final abaixo de 1,5. Na semana anterior a nota da região 07 era de 1,95. Ela chegou há três semanas atrás próxima de 2,5 nota para a bandeira preta. Estes números indicam que na próxima semana a região deverá atingir a bandeira laranja e precisará manter este índice por mais uma para oficialmente sair da bandeira preta. Os índices de propagação e velocidade de contágio já estão em bandeira amarela, contrastando com óbitos e internações que tem números de bandeira preta. A região precisa evitar novos casos e internações e que os pacientes internados por Covid-19 ganhem alta e deixem livres os leitos atualmente ocupados.