Conecte-se conosco

TudoOnline

Nossa gangorra climática de 32,7°C para 2,4°C

E a gangorra climática continua acontecendo e se destacando neste Inverno Astronômico. O mês de Junho terminou como sendo na média o mais quente em 35 anos de dados de Campo Bom, com temperatura média de 17.7°C, superando em 0.1°C o junho de 2005 o mais quente até então. A diferença foi grande pois a média normal histórica é de 14.2°C. O que contribui para esta alta média, foram 03 dias com máximas acima de 30°C, com destaque para a máxima de 32.7°C ocorrida no sábado dia 29 de Junho, que ficou apenas a 0.2°C do recorde até hoje que é de 32.9°C registrado em Junho de 2006.Neste dia foi registrada o recorde de temperatura mínima mais elevada para um mês de Junho com 23.9°C, ou seja, mínima de verão. Temperatura mínima igual ou superior a esta marca ocorreu pela última vez no dia 31 de Janeiro deste ano com 24.4°C.

Em todo o mês tivemos apenas dois com máxima abaixo dos 20°C, isso no dia 08 com 18.9°C e dia 26 com máxima de apenas 12.8°C. Em todo o mês foram registradas apenas 05 mínimas de um dígito, e a primeira do ano aconteceu apenas no dia 05 com 8.7°C.

Com referência a precipitação, confirmou-se o baixo acumulado do mês que somou apenas 57.6 mm, quando a média normal histórica para o mês é de 140.6mm. O total do mês foi amenizado pelo bom volume de chuva ocorrido no dia 25 com total de 40.6 mm, antes dos dois dias mais frios do mês com mínimas baixas após longo período na média com temperaturas máximas elevadas para a época.

A menor temperatura ocorreu ao amanhecer do dia 27 com mínima de 4.0°C e a primeira geada fraca do ano, a 48 horas antes de ser registrado o dia mais quente e a mínima mais elevada para um mês de Junho, caracterizando mais uma vez a gangorra climática que está em curso neste inverno.

A imagem acima, ilustra o colunista deste portal aproveitando o belo dia de sol e calor que ocorreu no sábado passado, dia 27 de Junho em Atlântida Sul, onde a temperatura variou entre 19.9°C e 29.2°C. A água estava fria, mas não gelada e na beira da praia soprava o vento quente da direção norte trazendo sensação de calor. Este vento norte que predominou nos dois últimos dias do mês, proporcionaram duas madrugadas muito quentes tanto no litoral como no Vale dos Sinos, pois ainda no último domingo com rajadas de vento norte quente foi registrada a máxima do dia com 29.0°C.

Durante aquele dia, já na parte da manhã com a chegada da Frente Fria ( Sistema de Baixa Pressão), a instabilidade predominou até a noite com queda gradual da temperatura, com 22.3°C as 09hs da manhã, 19.4°C as 15hs e caindo para 15.4°C as 21hs da noite.

O destaque climático desta semana, sem dúvida, é o frio e as temperaturas baixas que estão acontecendo desde a segunda-feira dia 01 que durante todo o período não passou dos 14.8°C e caindo para 8°C durante a noite. Já na terça-feira dia 02, após amanhecer com mínima de 7.4°C com nevoeiro, impediu elevação maior na temperatura pois fazia apenas 9.7°C ao meio dia ocorrendo a manhã mais fria do ano até agora. Já na quarta-feira a sensação do frio aumentou, pois após amanhecer com 7.6°C, apesar do dia ensolarado, soprava um vento frio e gelado da direção W/SEW com rajadas que chegavam a 34.5 km/h e máxima a tarde parou nos 15.5°C.

Ontem foi registrada a mínima do ano até agora com 2.4°C e geada moderada na cidade como ilustra a  imagem acima, branqueando os capôs de carros, alguns telhados de residências e gramados em vários pontos da cidade.

Aqui próximo o frio foi intenso com mínimas de -3.2°C na Região do Castelinho em Canela, em Tainhas/São F. de Paula fez -2.7°C, em Três Coroas apenas 0.1°C e em Lomba Grande a mínima foi de 1.2°C, todas estas Estações Particulares. O recorde de frio no Estado ocorreu no Bairro Farroupilha em Soledade a 646 m acima do nível do mar com -4.5°C. Entre as Estações do INMET, as menores ocorreram em Vacaria com -1.5°C e São José dos Ausentes com -1.3°C. Em SC a menor mínima ocorreu na região de Santo Antão em São Joaquim com -4.5°C, e em várias Estações da região na média de -4°C e -3°C, sendo que são esperadas mínimas de até -9.0°C neste final de semana nas baixadas do Planalto Sul Catarinense, conforme Boletim da METSUL divulgada ontem.

Ocorrência de neve neste final de semana:

Ontem vários Institutos de Meteorologia continuavam prevendo frio intenso neste final de semana, inclusive com possibilidade da ocorrência de neve entre a noite de hoje e ao amanhecer de amanhã sábado, dia 06, pois além do reforço do frio, uma nebulosidade vinda da Bacia do Prata se deslocaria pelo litoral do RS e SC e atingiria as partes altas nestes Estados com umidade e chuviscos favorecendo o fenômeno. Aguardaremos e com certeza será o enfoque da próxima coluna, pois uma coisa é certa, o frio neste final de semana fará história. É o frio que tardou mas chegou com muita força para compensar os meses de Maio e Junho que na média foram os mais quentes em 35 anos.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível