A forte estiagem e o calor que atinge a região nos últimos dias tem afetado diversos setores da economia. Os principais prejudicados são os agricultores que tem tido diversos prejuízos. O nível do rio do Sinos está baixo e com isso um outro alerta é importante para a população: o consumo consciente da água para evitar desabastecimento ou racionamento. Segundo Rodolfo Fuchs, gestor substituto do escritório da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Campo Bom, a situação ainda não preocupa mas é necessário evitar exageros e principalmente o desperdício.
“O nível em nossa captação nesta terça-feira é de 1,76m. No final do ano esteve em 1,31m e não houve nenhum problema na captação ou necessidade de manobras operacionais. Com o baixo nível do rio as características da água captada se altera e com isso precisamos ajustar o tratamento para que a água saia das torneiras atendendo os parâmetros.” destacou Fuchs. O gestor destacou também que caso seja necessário qualquer racionamento a população será avisada com antecedência.
Leia também:
Reciclagem de vidro tem novo local a partir de hoje
Vem aí a Couromoda 2020
Abertas as inscrições para o programa Campo Bom para Negócios
A Corsan emitiu comunicado solicitando o consumo consciente da água, confira abaixo:
O elevado calor e o consumo maior de água nesse período leva a Companhia Riograndense de Saneamento a chamar a atenção dos seus clientes para o consumo consciente da água.
Com a maior demanda, os sistemas ficam no seu limite e qualquer interrupção para conserto ou falta de energia elétrica compromete muito a normalização do abastecimento.
A Corsan investiu em melhorias e inovação, e vem lançando mão de novas soluções para facilitar o acesso aos seus serviços, também realiza testes rigorosos para levar água de qualidade para seus clientes. Em paralelo às ações da Companhia, o consumidor final também deve colaborar, praticando o uso responsável para que todos possam aproveitar o melhor da estação.