Conecte-se conosco

TudoOnline

Não teremos veranico em Maio

Nesses oito primeiros dias de Maio, Campo Bom e o Vale dos Sinos estão registrando uma temperatura média com desvio de 4,8ºC para cima se comparado com a média mensal normal histórica em 34 anos. Vários institutos de meteorologia estão prognosticando a longo prazo um frio intenso após o dia 21 de Maio no sul do Brasil assim a média do mês deverá se aproximar da normal histórica que é de 16,2ºC e que não está correspondendo nesses nestes primeiros dias de Maio.

O Maio mais frio desde o início das medições das temperaturas em Campo Bom em 1984 ocorreu em 1988 com média de 13,8ºC e em nenhum outro ano desse período a média mensal do mês ficou abaixo dos 14ºC. O Maio mais quente ocorreu em 1994 com média de 19ºC seguido de 1991 que teve média de 18,6°C. Neste período também apenas em três anos a média mensal foi igual ou superior a 18°C, lembrando que no ano passado a média do mês ficou em 17,5°C.

A temperatura máxima até agora ocorreu no dia 3 com 31,1°C e muitos internautas sugeriram que estivesse acontecendo o popular “veranico de Maio” esclarecemos que o fenômeno conhecido como “veranico de Maio” só acontece e se caracteriza caso aconteçam pelo menos cinco dias consecutivos com temperatura máxima igual ou superior a 30°C na média. Sendo que a última vez que assim ocorreu foi em 2015 com média de 30°C entre os dias 20 a 24 de Maio daquele ano.

Antes apenas em 2008 ocorreu o “veranico de Maio” com média bem elevada, 31,8ºC entre os dias 18 a 23 de Maio ou seja 6 dias seguidos. Naquele ano apesar de ter acontecido o “veranico de Maio” o mês destacou-se também pelo alto volume de precipitação com 200,3 mm de acumulado total e de frio com mínima de apenas 1,2°C no dia 31 com formação de geada. No ano passado tivemos apenas um dia em maio com máxima igual ou superior a 30°C e coincidentemente aconteceu no dia 3 como neste ano.

Até agora a instabilidade iniciada nesta quinta-feira deve permanecer até a manhã de sábado com volumes que podem ser altos e poderão também ocasionar novos alagamentos na região metropolitana. Mas uma vez já nos encontramos na fase da lua crescente, que já está visível à noite no céu, apesar de no calendário iniciar apenas no sábado dia 11. Como já reportamos em colunas anteriores em cidades localizadas no Paralelo 30 e próximas dele não gosta de chover nesta fase da lua como por exemplo cidades como Porto Alegre e Tramandaí.

Quando chove neste período é e volumes bem menores e em poucas horas. Nós reportaremos na próxima semana sobre a confirmação ou não deste fenômeno. O destaque climático desta primeira semana do mês está associado a dois episódios de chuva volumosa: o primeiro ocorreu na noite do dia 3 e amanhecer do último sábado dia 4 com 36,4 mm e o segundo na tarde de domingo dia 5 com acumulado de 34mm com forte temporal na região. A estação de meteorologia registrou rajadas de ventos até 54,3 km por hora mas em bairros da cidade com certeza foi com velocidade maior pois houve quedas de árvores e destelhamentos em residências.

Imagem de Lucas Lovatto registrando a chegada do temporal do último domingo

A imagem do texto registrada pelo internauta Lucas Lovatto registro momento da chegada do temporal na cidade no último domingo dia 5. Houve também ocorrência de queda de granizo em alguns bairros da cidade em pequena quantidade mas em Sapiranga o volume foi bem maior ocasionando problemas em telhados em várias residências
O total da precipitação até ontem chegou a 73,6 mm corresponde a 63% da média mensal normal histórica em 34 anos que é de 116,7 mm para o mês de Maio no ano passado foram apenas 99,2 mm. O Maio mais chuvoso ocorreu em 2017 com 244,2 mm e desse total choveu 171,6 mm entre os dias 25 e 31 de Maio ocasionando o transbordamento do leito do Rio dos Sinos que na régua sob a ponte da Barrinha registrou 6,88m na tarde do dia 30. Já o Maio mais seco ou correu em 1991 com apenas 35,8 milímetros de chuva.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível