O Ministério Público do Rio Grande do Sul, em operação conjunta com a Brigada Militar, cumpriu na manhã desta sexta-feira, 13 de novembro, mandados judiciais de busca e apreensão em quatro endereços em uma investigação, no âmbito eleitoral, para apurar abuso de poder político e abuso de poder econômico por parte de um candidato a vereador em Novo Hamburgo, que concorre à reeleição. O candidato é suspeito de se beneficiar com dinheiro oriundo do crime organizado.
Leia também:
TSE disponibiliza simulador de votação para as Eleições 2020
Leitura que emociona: Feira Literária online proporciona aconchego e estimula a criatividade de pais e estudantes de Campo Bom
Feevale oferece mais de 20 cursos gratuitos com foco na inovação e no empreendedorismo
Desinformação pode levar pessoas a rejeitarem vacinas contra covid-19
Nos locais, ligados à campanha do candidato, foram encontrados pelo menos R$ 30 mil em espécie, o que é vedado pela legislação eleitoral que exige que o financiamento seja por meio de depósitos em conta bancária. Também foram apreendidos comprovantes de vale combustíveis e vale almoço, o que também é proibido pelo Código Eleitoral, quando não declarados, além de documentos e equipamentos eletrônicos, que serão analisados. O candidato já foi denunciado pelo MP, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, por lavagem de dinheiro.
A operação desta sexta-feira, coordenada pelo promotor de Justiça Eleitoral de Novo Hamburgo Sandro de Souza Ferreira, contou com o apoio do Núcleo de Inteligência do MP, coordenado pelo promotor de Justiça Marcelo Tubino.