Em Campo Bom, quem precisa de emprego temporário, tem no Censo 2022 uma oportunidade. O IBGE preencheu, até o momento, apenas 22 das 65 vagas reservadas para recenseadores no município. A função do recenseador é aplicar o questionário da pesquisa. O objetivo do censo é mapear o número exato de habitantes da cidade.
Os interessados devem ir até o prédio onde antigamente funcionava o Ipasem, na Rua São Paulo, 317. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O cargo exige ensino fundamental completo e a remuneração é por produção. Antes de ir às ruas, o recenseador passa por treinamento de pouco mais de três dias.
Leia também:
Receita da Sorte de novembro terá 70 prêmios diários
Protestos pelo resultado da eleição presidencial provocam bloqueios em rodovias e filas em postos de combustíveis
Forças policiais começam a remover bloqueios das estradas
Governador instala gabinete de crise para monitorar bloqueios em estradas no RS
Número de moradores que respondeu a pesquisa ainda é baixo
Pela estimativa do IBGE, Campo Bom tem, atualmente, pouco menos de 70 mil habitantes. O Censo 2022 tem a finalidade de confirmar, ou não, a projeção. Por motivos como a falta de resposta aos questionários, apenas 25.658 campo-bonenses foram oficialmente mapeados, menos de 40% da estimativa. O prazo para conclusão da pesquisa é dezembro.
A questão impacta diretamente no repasse de verbas do governo federal por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O repasse se dá respeitando o número de habitantes das cidades. Em caso de constatação de que há, no município, 71.317 moradores ou mais, o coeficiente de participação campo-bonense no fundo sobe de 2,4 para 2,6, o que implica em maior capacidade de investimentos em saúde e educação, por exemplo. Por isso, é importante responder o questionário.