Conecte-se conosco

TudoOnline

Massa de ar polar traz a primeira geada de 2020

Conforme alertado na semana passada, confirmou-se a entrada de uma massa de ar polar com fortíssima intensidade a partir da quarta-feira dia 06 no Sul do Brasil. A Empresa Metsul está classificando como o “Primeiro Grande episódio de geada no Sul do Brasil neste ano, de acordo publicação em seu site do dia 06, quarta feira. Mas vale lembrar, que exatamente a um mês atrás já tivemos um episódio de frio intenso nós três estados do Sul com geadas e temperaturas negativas, dias 08 e 09 de Abril. Coincidência ou não, Campo Bom registrou ontem a mínima do mês até agora com 8.9°C, e a um mês atrás no dia 08 de abril foi registrada a temperatura mais baixa do ano até ontem pelo menos com 8.6°C e que foram superadas pelos 6,5°C da madrugada de hoje.

Geralmente vórtices de Ciclones que se formam na altura da Bacia do Prata e Litoral do extremo Sul impulsionam ar frio de origem polar para os estados do Sul, além da chuva e rajadas de ventos fortes no litoral e com fortes ressacas que às vezes se estendem até o litoral do Sudeste. No Feriadão do Dia do Trabalho foi o que aconteceu novamente nos Estados do Sul. A imagem abaixo registrada por este autor, registrou a forte ressaca que ocorreu no dia 01 de Maio em Atlântida Sul, onde a temperatura variou de uma mínima de 13.8°C até a máxima de 21.9°C. As rajadas de vento atingiam os 30,1 km/h, mas o destaque ocorreu em Santa Vitória do Palmar onde chegou a 68,7 km/h, seguido de Mostardas com 46,8 km/h conforme dados das Estações do INMET.

O frio já foi forte no dia ,01 de maio em cidades do RS e SC com mínimas abaixo dos 5.0°C, mas no sábado dia 02 se intensificaram. No RS fez 0.3°C em Soledade (Bairro Farroupilha) e 0.4°C em Vacaria. Em SC em São Joaquim/Estação F.K fez – 1.5°C com a mesma mínima em Bom Jardim da Serra. A onda de frio se intensificou ainda mais no domingo dia 03 com ocorrência de geadas em todos os estados sulistas. Nas Estações particulares do RS fez 0.8°C em São José dos Ausentes, 0.9°C em Pinheiro Machado seguido de 1.9°C em Soledade. Em SC as mínimas foram negativas com – 3.9°C em Painel/Est. G.Hugen, fez – 2.9°C em Urupema/Epagri, mínima de -2.4°C em Fraiburgo/Est. F.Keiser, – 2.2°C em São Joaquim/F.K seguido de – 1.7°C em Urupema/F.K. No Paraná em General Carneiro a mínima foi de -0.2°C na Estação do INMET.

O frio continuou intenso ainda na segunda feira dia 04 com temperaturas negativas e geadas em SC com – 3.4°C em Bom Jardim da Serra, em Painel/G.Hugen com – 3.0°C e em São Joaquim/F.K com – 1.6°C entre as mais baixas. Aqui no RS às menores ocorreram em São José dos Ausentes (Fazenda Potreirinhos) com 0.2°C e em Soledade com 1.5°C.

Ao mesmo tempo no mesmo dia a partir da tarde aqui no RS ingressa a um Sistema de Baixa Pressão (instabilidade) a partir da região Sul e do Sudoeste, com ocorrência da tão esperada chuva devido a longa estiagem. A chuva que iniciou na tarde do dia 04 se estendeu até o amanhecer do dia 05 e parte da manhã em direção ao Norte e Planalto. Os volumes felizmente foram significativos principalmente em áreas da Campanha e Missões também muito castigadas pela seca. O maior e significativo volume ocorreu em São Luiz Gonzaga nas Missões com total de 91.8 mm de acordo com dados da Estação do INMET.

Em Quaraí foram 57.6 mm, em Uruguaiana 54.2 mm e em São Borja 47.6 muito festejados amenizando as consequências desta estiagem histórica. Ao contrário em Bagé que já tem racionamento de água choveu apenas 7.2 mm. Confirmou-se mais uma vez que não costuma chover com intensidade em cidades localizadas no Paralelo/Latitude 30, como em Porto Alegre e Tramandaí e que reflete também em cidades próximas como em Campo Bom em relação a Capital do Estado. O acumulado em Porto Alegre foi de apenas 6.0 mm e em Tramandaí menos ainda com míseros 3.2 mm. Aqui em Campo Bom choveu apenas 8.6 mm. Considerando este registro o acumulado em 71 dias que completam hoje choveu apenas o total de 41.2 mm, o que comprova a gravidade que está estiagem está atingindo.

Devido ao novo vórtice deste Ciclone que trouxe a chuva, e nova onda de frio, ocorreram rajadas de ventos fortes na tarde do dia 06 no Estado, com rajadas que atingiram 63 km/h em Santa Vitória do Palmar, 55,0 km/h em Mostardas, 54,3 km/h em Capão do Leão e de 51,4 km/h em Rio Grande. Esta nova e intensa massa de ar polar para a época, ontem fez cair as temperaturas abaixo de zero novamente em todos os Estados do Sul do Brasil. Aqui no RS em Estações particulares as menores foram de – 0.8°C em Soledade (Estação Municipal) e de – 0.1°C em Vacaria( BASF). Em SC o recorde de frio aconteceu em Fraiburgo/F.K com – 3.7°C (negativo), em Lebon Régis com – 1.7°C, seguido de -1.4°C em Urubici/F.K e de -1.1°C em Água Doce/F.K e ainda de – 1.1°C em São Joaquim com – 0.6°C.

A imagem acima ilustra a geada ocorrida ontem em Chapecó/SC no Bairro Passo dos Fortes com mínima de -0.7°C com crédito de Júnior Volpatto/via Climaterra. Conforme informações da Empresa CLIMATERRA ( Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer) ontem já completou 12 dias com marcas negativas em SC e o quarto dia de Maio. Também no Paraná o frio foi intenso ontem com mínima de – 1.3°C em General Carneiro e de – 0.7°C em São Mateus do Sul.

Ainda amanhã Campo Bom e o Vale dos Sinos poderão registrar geada e temperatura baias, principalmente na região de Gramado, Canela, São F. de Paula e Cambará do Sul, e segue o frio intenso e mínimas muito baixas na Serra de SC. Este frio deve continuar pelo menos até o amanhecer do domingo principalmente em SC. Inclusive na tarde do domingo e próxima segunda-feira a Meteorologia está prevendo a elevação da temperatura para próximo dos 30°C e retorno da instabilidade para os dias 12 e 13, terça e quarta-feira da próxima semana. Aguardaremos.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível