O Especialista
Março terminará com temperatura acima da média
Autor:
A primeira quinzena de março fechou com média mensal em 23.6°C, ou seja com 0.4°C acima da média normal histórica em 36 anos (1985/2020) que é de 23.2°C. Com o forte calor dos últimos dias a tendência é de que a média do mês fique ainda mais acima do que a apurada na primeira quinzena. Com a instabilidade que iniciou hoje e deverá se estender até o dia 30, as máximas a partir de amanhã ficarão abaixo dos 30°C.
Assim o mês de março deste ano estará fechando com exatos 15 dias com máximas acima dos 30°C. Modelos estão indicando a entrada de uma Massa de Ar Polar com ar frio e seco no final da terça-feira dia 30, o que curiosamente no último dia do mês tenhamos a temperatura mínima absoluta de março deste ano, podendo a mínima chegar nos 12°C, o que é considerado frio para esta época do ano. A mínima do mês até agora ocorreu no dia 07 com 14.9°C.
Até ontem 81.0 mm de precipitação:
Pelo menos até ontem o acumulado do mês da chuva somava 81.0 mm, o que corresponde a 66% do total esperado para março, cuja média mensal normal histórica em 36 anos ( 1985/2020) é de 122.8 mm. A maior precipitação ocorreu no dia 17 com 40.2 mm, ou seja bem acima de todo o volume ocorrido nos primeiros 15 dias com apenas 25.8 mm. Caso se confirmem os acumulados entre hoje e na terça-feira dia 30 com mais de 30.0 mm, o mês deverá fechar com mais de 100.0 mm, o que é um bom volume, pois com o fenômeno La Niña ainda atuando forte no início do mês, as projeções indicavam um total bem mais baixo para o período.
Vale lembrar que no ano passado, registramos o mês de março mais seco em 36 anos com apenas 10.0 mm, que foi o segundo mês com menos precipitação entre todos os meses em 36 anos, superado pelo mês de novembro de 2011 com absurdos 7.6 mm. Esta semana a chuva se fez presente entre o domingo dia 21 e a quarta-feira dia 24 mas apenas durante a madrugada com fraca intensidade. Durante o dia predominou a nebulosidade e forte abafamento com mínima de 20.1°C e máxima de 29.5°C, mas com sensação térmica bem acima dos 30.0°C, conforme ilustra a imagem destacada acima registrada por este colunista. Já a próxima imagem da coluna ilustra o dia encoberto e com chuva que ocorreu em Porto Alegre durante quase todo o período na terça-feira dia 23, que registrou mínima de 20.9°C e máxima de 23.0°C, com crédito de Joel Borges.
Dia meteorológico mundial:
No dia 23 de Março último (terça-feira) tivemos a comemoração do “ Dia Meteorológico Mundial “ que está vinculado com a fundação da Organização Meteorológica Mundial a OMM no ano de 1950. A OMM é um Órgão internacional ligado a ONU- Organização das Nações Unidas com sede em Genebra, Suíça. Atualmente conta com 193 países membros e o Brasil é filiado desde 15 de março de 1950.
Todo o ano a OMM através do seu Conselho Executivo define um tema que se relevante para a sociedade, para festejar esta data com palestras e eventos diversos abordando com o tema sugerido. Para este ano o tema definido “O oceano: nosso clima nosso tempo“. Devemos lembrar que o nosso planeta é formado com 70% de oceano, e os oceanos tem uma vinculação direta com o nosso clima e do nosso tempo.
De acordo com Josélia Pegorim, Meteorologista da Climatempo, os oceanos estão em interação contínua com a atmosfera terrestre. O que acontece com um, o outro sente mas em tempos completamente diferentes. A atmosfera é rápida, o oceano é lento. A Atmosfera faz o tempo; os oceanos fazem o clima. A descoberta das teleconexões entre eles, nos ajudam a entender e prever, mais e melhor, as mudanças que o oceano e atmosfera estão sofrendo, o clima futuro e os impactos das mudanças climáticas na vida do nosso planeta.
O tema do Dia Meteorológico Mundial de 2021, marca também o ano de início da “ Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável “: 2021-2030“. Neste ano, devido a Pandemia, ocorreu um evento Online envolvendo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE, o Instituto Nacional de Meteorologia INMET e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia-CENSIPAM.
O nosso município tem uma vinculação importante para lembrar e reverenciar esta importante data, pois desde o ano de 1984 quando ocorreu a implantação da Estação de Meteorologia vinculado ao 8° DISME está integrada a Rede Nacional e Mundial das Estações de Meteorologia.