Conecte-se conosco

O Especialista

Março com temperatura acima da média e chuva abaixo

Nestes 10 primeiros dias do mês de março, a média das temperaturas no mês fechou em 23.7°C, ou seja, 0.5°C acima da média mensal normal histórica que é de 23.2°C( 1985/2020). Este desvio deve-se a média das mínimas que neste período fechou em 19.1°C, quando a média normal histórica em 36 anos é de 18.4°C, com desvio à maior em 0.7°C. Com referência à média mensal das máximas fechou em 30.2°C, com desvio à menor em 0.3°C. Neste período também, o recorde de máxima continua sendo a que ocorreu no dia 02 com 34.2°C e a menor ocorreu no último domingo com mínima de 14.9°C.

Até ontem, dia 11, tivemos apenas 05 dias em que a máxima superou os 30°C e apenas em 04 dias a temperatura mínima superou os 20°C. No ano passado neste mesmo período, todos os dias registraram máximas acima de 30°C e apenas em um dia a mínima superou os 20°C. Modelos da quarta-feira, dia 10, indicavam para os próximos 14 dias, temperaturas máximas e mínimas dentro da média histórica, com tendência de a temperatura média do mês já ficar uns décimos abaixo da média histórica, pois não deverá ocorrer nenhum dia com máxima que supere a do dia 02 de março.

Acumulado da precipitação está em 25.8 mm
O acumulado da precipitação até ontem, dia 11, fechou em 25.8 mm, o que corresponde apenas a 21 % da média mensal normal histórica em 36 anos que é de 122.8 mm. A maior precipitação ocorreu no dia 05 de março com total de 15.2 mm. Na imagem abaixo o amanhecer chuvoso que tivemos na última terça-feira, dia 09 com acumulado de 8.6 mm, o que é pouco, mas muito bem vinda principalmente para as plantas.


De acordo com a Metsul Meteorologia, neste dia, um Centro de Baixa Pressão se formou sobre o Atlântico junto aos litorais do RS e SC, trazendo instabilidade para o leste do Sul do Brasil com chuva em diferentes pontos e até alguns temporais isolados. Este sistema refletiu também na Região Metropolitana inclusive com raios e trovoadas ao amanhecer com a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical, tipo Cúmulo Nimbus. Curiosamente no dia 09 não choveu em Tramandaí, mas em Florianópolis choveu o total de 105.0 mm entre as 21h da noite do dia 08 e início da madrugada do dia 09 na terça-feira. Durante o período da manhã ocorreram rajadas de vento da direção Sudeste ( SE) à 50,4 km/h.

Já a imagem destacada na coluna ilustra a bela tarde do mesmo dia ocorrido na cidade, que na hora da chuva registrou a mínima de 20.2°C as 08h da manhã e as 15h da tarde registrou a máxima de 28.9°C . No Informativo Semanal n°9 do dia 08 de março, o INMET com referência a previsão de chuva entre os dias 08 e 15 de março, próxima segunda-feira, previu chuvas mais significativas apenas no leste da Região Sul, com acumulados próximo aos 30 mm.

Frio retornou ao RS e SC
No amanhecer da última quarta-feira, dia 10, as temperaturas mínimas forma baixas para esta época do ano nas Serras do RS e de SC. Aqui no Estado, entre as Estações particulares as menores mínimas registradas foram observadas em Soledade/B. Farroupilha com 8.9°C e em São José dos Ausentes com 9.2°C. Entre as Estações do INMET a mínima do Estado ocorreu em Vacaria com 9.6°C.

Como sempre, o frio foi mais intenso no Estado de SC, sendo que as mínimas menores conforme dados da Empresa CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer), ocorreram em Urupema/Epagri com 3.8°C, em Fraiburgo/Epagri com 4.6°C em Vargem Bonita/F.K com 5.4°C, em Água Doce/D.Soares com 5.5°C e em São Joaquim/Tadeu quase centro da cidade (Bairro Jardim Bandeira) com 5.9°C. Caso o tempo se mantivesse limpo nas madrugadas da quinta-feira e hoje, existia a possibilidade de ocorrer a primeira geada de março em SC, lembrando que o fenômeno já ocorreu em janeiro (01 registro) e em fevereiro (02 registros). Entre as Estações do INMET a mínima em SC na quarta-feira dia 10 ocorreu no Morro da Igreja com 7.7°C.

A pandemia do Coronavírus vitimando amigos: 
Júlio Delgado de Souza:
Na última quarta-feira, com profundo pesar a família Artafamista e este colunista se despediu do eterno Presidente da ARTAFAM, Júlio Delgado de Souza, de Caxias do Sul, que faleceu vítima do COVID. Através desta coluna presto meus sentimentos aos familiares, com muita dor, pois era uma pessoa muito querida por todos e com certeza descansará em paz junto de Deus já num outro estágio.
Durante toda a minha trajetória profissional na Área Contábil da Prefeitura de Campo Bom entre 1975 e 2016 e juntamente como Coordenador da Estação de Meteorologia desde 1984 até os dias atuais, participei dos Cursos, Congressos e Eventos da ARTAFAM (Associação Riograndense dos Técnicos da Administração Fazendária Municipal) que o amigo Júlio teve uma linda trajetória na Entidade, que por muitos anos como Presidente, desempenhou sua Função com muita competência e amor à Entidade.
Como Caxiense, gostava muito do Tema de Clima e Meteorologia. Ficou muito Feliz quando constatou que no meu Livro “ A Neve no Brasil “ editado em 2005, resgatei o histórico dos registros da ocorrência de neve em Caxias do Sul em mais de50 anos.
A imagem abaixo, dos arquivos deste colunista, ilustra minha participação no 39° Congresso da ARTAFAM ocorrido em Julho de 2005 em Passo Fundo RS ao lado do saudoso amigo Júlio Delgado de Souza. No ano seguinte, durante a realização do 40º Congresso Estadual da ARTAFAM realizado no Município de São Gabriel, com muito orgulho permitiu que eu realiza-se uma Sessão de Autógrafos de meu Livro que trata sobre a Neve.


Valmor Bento de Souza:
Também com muito pesar, o amigo e colega aposentado da Prefeitura de Campo Bom, Valmor Bento de Souza nos deixou na quarta-feira dia 10, também vitimado pelo covid. Presto minha última homenagem através desta minha coluna semanal e que Deus conforte seus familiares. Além de Topógrafo vinculado à Secretaria do Planejamento, Valmor participou juntamente comigo em Curso realizado no 8º DISME em P. Alegre em 1984, para juntos desempenharmos a Função de Observadores e Coordenadores da Estação de Meteorologia que iniciou seus registros e operações no dia 01 de Setembro de 1984 junto à Secretaria de Obras do Município.

Que descanse em paz.

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível