O manipulador é uma criatura danosa e difícil de ser identificada. Embora seja totalmente previsível, é necessário uma boa dose de conhecimento para que você se torne imune ou no mínimo identifique sua investida antes de se tornar uma vítima.
Ele pode ser tanto um homem quanto uma mulher. Engana-se quem acha que manipulação e violência faz parte apenas do universo masculino.
Digo que é previsível porque suas atitudes são sempre padronizadas, os caminhos que percorre são semelhantes, mas estar atento aos primeiros sinais de manipulação é fundamental. O maior problema é saber identificar essa linha fina que divide o manipulador de uma pessoa verdadeiramente gentil.
O manipulador é sedutor e possui a calma de um felino. É obstinado e trabalha para atingir objetivos específicos e muito bem definidos. Não importa quanto tempo leve na empreitada, não perde o foco. É envolvente, atencioso e parece uma pessoa do bem, mas não está nem aí com a dor que causará no outro.
Utiliza todos os artifícios possíveis na conquista como a bajulação, a chantagem emocional ou a ostentação, e se for preciso, num estágio mais avançado do processo, vai utilizar até mesmo a violência física, desde que seus objetivos sejam satisfeitos.
São egoístas inveterados e só olham para o próprio umbigo. E não se cansam enquanto não atingirem o objetivo desejado. A conquista é a tão desejada massagem no ego.
No início, o manipulador parece uma pessoa muito interessada no seu bem estar. Tudo parece girar em torno de você. Ele atende todas as suas necessidades e por isso a dificuldade em resisti-lo, afinal quem não gosta de um dengo?
Assim devagar eles vão ganhando a sua confiança e a sua atenção.
Uma das formas mais fáceis de identificar um manipulador é que ele monopoliza sua vítima.
Um namorado manipulador por exemplo, vai procurar de forma sutil, afastar você de seus amigos e familiares. As festas, os jantares, os encontros sempre serão com os amigos dele, com a família dele, na casa dele. Tudo o que se referir aos seus amigos ou familiares, ele colocará em segundo plano e vai convencer você que para o relacionamento dar certo, você precisa ser inserido ao máximo no universo dele. E você não percebe que isso será muito bem utilizado no futuro contra você.
Agora, se você não cair nas garras do manipulador, prepare-se pois você se tornará seu inimigo mortal.
Ele passará a atacar as pessoas à sua volta na intenção de fazê-las voltarem-se contra você. Vai denegrir sua imagem, mostrando o quanto você é cruel e ele a vítima, injustiçado, incompreendido. E pode apostar, muitos acreditarão, pois ele é ótimo ator. É capaz de tirar seus oponentes do sério, mantendo uma incrível calma. E como é do conhecimento popular que “quem perde o controle é o errado”, o manipulador sai como vítima.
Evitar um manipulador nunca será 100% possível, mas quanto mais atento você estiver, maior chance de identifica-lo. E se não quiser problemas, fique bem longe.
Rosa Silva
Terapeuta TFT
rosasilva@vidaplenatododia.com.br