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Mais de 80% dos atendimentos da telemedicina foram concluídos em menos de 30 minutos
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Campo Bom deu início, na manhã da última segunda-feira, 06, ao serviço de telemedicina. Nas primeiras 48 horas de funcionamento, 16 pessoas entraram em contato com o telefone 0800 da central de atendimento. O que motivou as ligações, em sua maioria, foram as chamadas “Dúvidas de Saúde”. Os pacientes queriam informações sobre o coronavírus, alterações respiratórias, possíveis dores que estivessem sentindo e o processo de agendamento de exames e consultas. A maioria dos casos foi resolvida no primeiro contato telefônico do paciente com o enfermeiro, sem necessidade de posterior atendimento médico. Dos 16 atendimentos, 13 foram concluídos em menos de 30 minutos.
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A depiladora Vera Lili Sell, moradora do Centro, foi a primeira paciente a precisar de uma análise médica mais aprofundada. Seguindo o protocolo de atendimento da Telemedicina Campo Bom, após passar pela triagem, a paciente foi direcionada a uma tele-consulta com médico vinculado ao Hospital Lauro Reus. “Entrei em contato com a telemedicina por causa de uma mancha no pescoço. O atendimento foi muito bom, achei que fosse uma picada de aranha, mas o médico pediu para que eu ficasse em observação e que se percebesse qualquer mudança, eu poderia entrar em contato novamente”, explica ela.
Pioneirismo no atendimento médico de ponta a ponta
A Telemedicina Campo Bom vai buscar manter atendimentos médicos para pacientes com doenças crônicas que, por receio de se contaminarem com o coronavírus, estão evitando as consultas nas unidades de saúde do Município. “Temos a realidade da telemedicina em Campo Bom. E mais: num molde pioneiro para todo o Brasil. O nosso serviço, além de prestar o atendimento telefônico e a possibilidade da vídeo-consulta, tem também a retaguarda do Hospital Lauro Reus, então, é um sistema completo”, disse o prefeito Luciano Orsi.
Para a secretária municipal da Saúde, Suzana Ambros Pereira, a telemedicina vem em um momento muito importante em que a Prefeitura trabalha constantemente para garantir que a comunidade não saia de casa se não for preciso. “Queremos que as pessoas procurem menos as unidades de saúde e realmente só procurem o hospital naqueles casos em que realmente houver necessidade. A telemedicina vem para preencher essa lacuna e esperamos que a população utilize bastante porque muitas dúvidas serão resolvidas ali, sem necessidade de deslocamento. Reforço que é um momento de isolamento social e domiciliar e de manter os cuidados de higiene”, lembra a secretária.
O serviço funciona 24 horas por dia todos os dias, sem limite no número de atendimentos. O estimado é que 30% da população recorra a esse serviço no primeiro mês. “Não queremos que as pessoas fiquem em casa e deixem a saúde de lado. Queremos que busquem atendimento de saúde com quem possa ajudá-las e salvar suas vidas”, comenta o diretor médico do Hospital Lauro Reus, Rafael França.
Como funciona:
O paciente liga gratuitamente para o número 0800 772 8989 e é atendido por um enfermeiro supervisionado por médico. A partir do dia 13 de junho, também será possível entrar em contato com a telemedicina através de WhatsApp, com número que ainda será divulgado. É necessário se identificar, informar nome completo, CPF, data de nascimento e número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) registrado em Campo Bom. Após a identificação, a pessoa deve descrever seus sintomas e, de acordo com seu relato, ela será incluída no protocolo correspondente, chamado de Desfecho, que é composto por quatro níveis.
Desfecho 1 :Cidadão recebe atendimento e orientação de enfermeiro para autocuidado em casa e uma ligação de retorno em até 24 horas para verificação do estado de saúde. Atendimento concluído.
Desfecho 2: Caso tenham sido identificados pelo enfermeiro sintomas agudos ou crônicos o cidadão será direcionado para uma consulta por videochamada (que pode ser whatsapp, Skype, outras) em outra ligação que será feita por médico vinculado ao Hospital Lauro Reus. Se ele não possuir acesso à internet, será orientado a procurar atendimento presencial que pode ser em UBS ou Hospital, de acordo com o caso. Cidadão recebe ligação de retorno em até 24 horas para verificação do estado de saúde após consulta com o médico, seja por vídeo ou presencialmente. Atendimento concluído.
Desfecho 3: Caso sejam identificados pelo médico em videochamada sintomas graves e o cidadão será direcionado para a realização de uma consulta médica presencial no Hospital Lauro Reus. Paciente recebe ligação de retorno em até 24 horas após sua consulta no hospital para verificação do estado de saúde. Atendimento concluído.
Desfecho 4: Caso seja identificado pelo médico risco de morte do paciente. Haverá orientação a um acompanhante ou ao próprio paciente para que chame o Samu para levá-lo ao Hospital Lauro Reus onde receberá atendimento.