O mercado de trabalho para programação tem 54 novos programadores Java (24) e Python (30), isso porque a Prefeitura de Campo Bom apostou na formação técnica de alunos campo-bonenses e ofereceu-lhes o curso gratuitamente. São todos estudantes das escolas públicas — 9º ano do ensino fundamental da rede municipal ou do ensino médio estadual. As aulas ocorreram no polo digital da Feevale aqui no município, parceira do projeto, começaram no segundo semestre de 2022 e terminaram no primeiro semestre de 2023, com 270 horas-aula.
A cerimônia de formatura dos alunos ocorreu nesta segunda-feira (17), no Teatro do Cei. A turma é a terceira a concluir o curso. Para o prefeito Luciano Orsi, é mais um momento de validação de um trabalho que deu certo. “Nos orgulha muito ver tantos alunos aqui hoje, ter apostado na qualificação e estar fazendo a diferença na vida deles, pois acreditamos que a capacitação, a diferenciação, deve ser buscada o tempo todo e estes mais de 50 jovens agarraram a oportunidade”, observou o prefeito.
Leia também:
Nível do Rio dos Sinos começou a baixar na manhã desta segunda-feira
Supletivo de Ensino Fundamental de Campo Bom terá provas em agosto
Primeira fase do Desenrola pode limpar até 2,5 milhões de nomes
Campo-bonense tem menos de 15 dias para resgatar prêmio de mil reais sorteado na Nota Fiscal Gaúcha em abril
O projeto conta com o apoio das secretarias municipais de Educação (Smec) e de Desenvolvimento Econômico (Sedetur). “Nós acompanhamos de perto, no contato com as empresas, a procura por mão de obra técnica, qualificada, por isso investimos na formação dos jovens, para garantir-lhes oportunidades”, destacou o secretário Airton Schaffer, da Sedetur. “A nossa educação é diferenciada justamente por apostar no futuro dos alunos e é isso que o projeto significa, pois já há formados das turmas anteriores empregados por conta disso”, afirmou a secretária Simone Schneider, da Smec.
Os professores Micheli Capeletti, coordenadora do projeto, e Dr. Juliano Varella de Carvalho, do curso de Ciência da Computação da Feevale e paraninfo dos formados, também participaram da cerimônia. O jovem Pedro Augusto Saft Guarienti foi escolhido orador da turma.