Você conhece o Caco-Treco? Administrado pela Secretaria de Meio Ambiente de Campo Bom, o programa realiza o recolhimento gratuito de móveis e eletrodomésticos pela cidade, como sofás, mesas, televisões e geladeiras, que não possuem mais utilidade para os moradores. O objetivo é dar o destino correto para esses itens e não deixar eles chegarem em locais inapropriados, como as margens das ruas ou o leito de rios e arroios. O material é levado para a usina de triagem, onde parte dos componentes dos móveis e eletrodomésticos é reaproveitado.
O veículo utilizado no programa faz parte da GRSU, que é a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos. São quatro caminhões compactadores para coleta orgânica, passando 3 vezes por semana em todos os bairros da cidade. Há também um outro caminhão, que passa uma vez por semana em todos os bairros fazendo o recolhimento de materiais recicláveis. Somente em 2022, foram agendadas e executadas 2.228 coletas, com 4.239 itens recolhidos pelo caminhão do Caco Treco.
Leia também:
Campo-bonense morre eletrocutado em acidente de trabalho
Motociclista perde a perna em acidente na avenida Brasil
Emef Esperança está sem energia elétrica nesta quarta-feira
Guardas municipais de Campo Bom fazem curso de abordagem com motocicletas
Rodeio de Campo Bom: lotes para acampamento serão alugados nesta quinta-feira
Secretário de Meio Ambiente de Campo Bom, João Flávio afirma que “o trabalho é realizado para facilitar o descarte de itens velhos que os moradores não vão mais dar utilidade. Desta forma, conseguimos dar um destino adequado e evitar que eles causem problemas no meio ambiente e cheguem nos cursos hídricos, como os arroios”.
O prefeito Luciano Orsi destaca a forma como a gestão trabalha para melhorar o ambiente de Campo Bom para toda a população. “O Caco-Treco faz parte de uma série de ações que a Prefeitura realiza para dar mais qualidade aos moradores do município. A gestão adequada dos resíduos é importante pois reduz os custos públicos com a limpeza urbana, não precisando deslocar veículos adicionais para fazer a retirada dos materiais, e deixa a cidade mais bonita para nossa população”.