Conecte-se conosco

TudoOnline

A magia do tocar

A pele, o maior órgão do ser humano, tem sido cultuada entre os que desejam manter a juventude. Os cuidados com a pele hoje chegam a ser exagerados em certos segmentos da sociedade. O que passa despercebido, entretanto, é a importância que a pele tem para algo muito simples e terapeuticamente tão eficaz: o toque.

No mundo virtual, tocar está cada vez mais distante, mas cada vez mais necessário. O toque é nosso primeiro meio de comunicação, e sua importância é vital para a manutenção do equilíbrio da vida.

Em algumas culturas, a ausência do toque representa prova de força e autonomia. Porém, essa falta do contato físico não agrega saúde física ou emocional, nem deixa o indivíduo mais forte. Muitas vezes, pelo contrário, deixa mais vulnerável a situações de depressão e desejo de acabar com a própria existência.

Experiências feitas com bebês prematuros mostram que os que foram tocados ganharam mais peso que os simplesmente submetidos ao tratamento medicamentoso. Animais que recebem mais carícias de suas mães desenvolvem um sistema imunológico mais forte do que os rejeitados ou pouco acariciados. Uma experiência realizada com mulheres no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, demonstrou que aquelas que, num momento de estresse, davam as mãos para seus parceiros, apresentavam menos reações neurológicas negativas que aquelas que passavam pela experiência sozinhas. O toque parece dirimir a reação de medo.

Parceiros que se acariciam regularmente permanecem mais tempo juntos nos momentos em que os ânimos esquentam ou em que o relacionamento parece não valer a pena.

O toque é um sistema de sinalização muito eficiente, e isso já foi provado cientificamente. É fácil perceber o que o toque significa. Mesmo um bebê percebe a emoção que está por trás do toque.
O Instituto de Pesquisas do Toque atestou que, ao contrário do que se fala, crianças autistas adoram ser massageadas por seus pais ou terapeutas. Até mesmo entre desportistas, o toque aumenta o desempenho nas competições.

O Psicólogo francês Nicolas Gueguen abordou em seu artigo, na revista Journal of Social Psychology, que estudantes que recebem toques, como aperto de mãos ou tapinhas nas costas de seus professores, são mais propensos a participarem ativamente das aulas.

Tocar seu parceiro e filhos trará maior aproximação e promoverá a união na família. Embora pareça que tocar está fora de moda, saiba que se tocássemos mais nossos filhos, amigos, parentes, pais e irmãos, teríamos muito menos doenças não apenas físicas como também emocionais.

Nesse mês de prevenção a uma das maiores ameaças para nossos jovens, vamos tocar, distribuir carícias, afeto, compaixão e amor para os que estão à nossa volta.
Vamos fazer de Setembro o mês do toque, o mês do abraço, o mês da saúde física e mental.

Rosa Silva
Terapeuta em TFT e Palestrante
rosasilva@vidaplenatododia.com

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível