O prefeito Luciano Orsi e a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, visitaram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Dom Pedro II e Rui Barbosa, conferindo a aplicação dos projetos tecnológicos voltados à educação, implementados pela Secretaria de Educação e Cultura (SMEC). “Esses são projetos que se fazem cada vez mais importantes, capacitando os jovens e abrindo caminho para o mercado de trabalho. Além de desenvolvê-los e auxiliar na capacidade cognitiva, ainda melhora a autoestima dos alunos, dando mais autonomia no processo de aprendizagem” afirma a secretária Simone Schneider. Orsi destaca que “o mercado da tecnologia segue em expansão, então é muito gratificante conseguir inserir esse tipo de material no ensino, desde a fase fundamental, incentivando os alunos para que futuramente sejam os profissionais que a sociedade precisa”.
Leia também:
Homem é morto após desentendimento doméstico
Consepro doa smartphones para uso das forças de segurança
Família vítima de acidente na ERS-239 era de Campo Bom
Conheça os projetos
Na EMEF Rui Barbosa, a professora Camila Oliveira, tem utilizado a plataforma Khan Academy (organização sem fins lucrativos) na realização de atividades da disciplina de Matemática com alunos de 8º ano. O Khan Academy também já está sendo utilizado pelas escolas Borges de Medeiros, CEI, Dona Augusta, Octacílio Fauth, Presidente Vargas, Rui Barbosa, Santos Dumont e 25 de Julho. E trabalha as áreas da computação (lógica e programação), da Matemática, da Ciências e de Economia e Finanças, tendo ainda o desbloqueio de novos avatares a cada fase passada, como um incentivo. Em seus logins os alunos têm acesso a todo material de atividades e suporte, enquanto os professores podem monitorar em tempo real todo o processo, número de acertos e tentativas, vídeos consultados, além de um relatório mensal de rendimento das turmas, ao qual a Secretaria de Educação e Cultura também tem acesso.
Já na EMEF Dom Pedro II, acontece o Projeto Programação: Scratch e a participação no projeto piloto nacional do Inventure Experience. No turno oposto ao da aula, nas terças-feiras se dá o Projeto Interação e ProgramAção, por meio do Scratch, que possibilita às crianças a criação de histórias animadas, jogos e outros programas interativos, adicionando sons e imagens criados por eles mesmos e uma plataforma online que permite a interação entre si. Com isso, os programadores mirins do 4º e 5º ano, coordenados pelas professoras do AEE Claudia Raquel Nery e do LIE (Laboratório de Informática Educativa) Andréa Schwarz, tem desenvolvido jogos para os colegas da escola que possuem algum tipo de necessidade educacional especial.
Projeto trabalha as áreas da computação (lógica e programação), da Matemática, da Ciências e de Economia e Finanças (Fotos: Jordana Fioravanti/PMCB)
No Programa Inventura Experience, desenvolvido em parceria com a organização sem fins lucrativos Micro:bit Educational Foundation traz o BBC micro:bit, um hardware baseado em uma pequena placa programável, que possibilita infinitas criações. Se trata de um projeto piloto, que visa avaliar o impacto e a importância da programação para o desenvolvimento de habilidades da Educação 4.0 no Brasil. As escolas participantes receberam gratuitamente os materiais e a agenda para a etapa da formação remota. O projeto terá duração de três meses e será acompanhado do início ao fim pelos especialistas responsáveis e, quando encerrado, as escolas receberão um relatório personalizado e o report geral da pesquisa.