O Projeto de Mala, Cuia e Frühstück, que trabalha a iniciação ao idioma alemão com alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Campo Bom, recebeu na segunda-feira (10), o livro didático “Deutsch für Kinder”. Trata-se de importante ferramenta para o aprendizado, apresentando a introdução ao idioma de forma lúdica. Por meio da leitura do QR code, os alunos acessam os áudios para realizar as tarefas e treinar a pronúncia das palavras. A entrega do livro didático foi feita pela secretária de Educação, Simone Schneider, a diretora de Cultura, Renata da Silva, e pelos professores do Centro Cultural Eintracht, Aimée Cardoso e Felipe Torres. Segunda também foi dia de preparar pfannkuchen (panquecas) com banane und apfel (banana e maçã).
Além de repassar noções da língua germânica aos estudantes, a proposta do Projeto de Mala, Cuia e Frühstück é reconhecer o legado da imigração alemã e as tradições regionais, promovendo a tolerância e o respeito à diversidade, por meio do idioma, da arte e da gastronomia. É um projeto de identificação de referências culturais germânicas na comunidade, em aspectos cotidianos e de forma lúdica, preparando receitas, reconhecendo palavras, brincando e dançando. As atividades oportunizam, também, conhecer aspectos da Alemanha hoje, e as oportunidades que o idioma oferece.
Leia também:
Desenrola Brasil: renegociação de dívidas da Faixa 2 começa na segunda
Rio segue subindo e passa a ser preocupação
Semana começa com geada e termina com a volta do calor
Defesa Civil emitiu mais de 20 alertas nos últimos dias, confira como receber gratuitamente
“Desde o início da minha gestão, tratamos a educação como prioridade e, para que isso não ficasse somente no discurso, ampliamos o número de escolas com turno integral e abrimos o leque de oportunidades no contraturno. O Projeto de Mala, Cuia e Frühstück é uma das inovações, que está aí para aqueles alunos que desejam conhecer um pouco mais sobre a história do município e a participação dos imigrantes alemães na formação da cultura local”, observa o prefeito Luciano Orsi.
Desenvolvido pelo Centro Cultural Eintracht, o “de Mala, Cuia e Frühstück” aborda expressões e a linguagem escrita e falada, na Emef Marquês do Herval, atendendo 50 estudantes divididos em dois turnos e contando com duas horas semanais de aula.