Geral
Lançado o Programa Cidade Empreendedora em Campo Bom
Autor:
Mais um passo avançado no desenvolvimento do município de Campo Bom. A parceria entre Administração Municipal e o Sebrae/RS possibilitou o lançamento do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente propício para estimular a economia local e o progresso da cidade. Contemplando gestores, servidores, empreendedores e estudantes futuros empreendedores, o objetivo é promover a qualificação a fim de criar um ambiente de negócios favorável à economia local, engajando as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Educação e Cultura. O evento durou cerca de uma hora e ocorreu de forma on-line com transmissão ao vivo na página da Prefeitura no Facebook evitando aglomeração de pessoas em prevenção ao coronavírus. Estiveram presentes o prefeito Luciano Orsi, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, João Paulo Berkembrock, o diretor superintendente do Sebrae/RS, André Vanoni de Godoy, o gerente do Sebrae Regional Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Airton Schäfer, e a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider.
A apresentação do Programa ficou por conta do gerente do Sebrae Regional Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti, que o define como “a chave para o futuro”. Ele segmenta em três pilares a escolha da cidade de Campo Bom como uma das 13 do Rio Grande do Sul a receber a inciativa, sendo eles a cultura visionária, a vocação da inovação e a gestão pública. Estes, dão sustentação para os quatro eixos que guiam o Cidade Empreendedora: liderança, desburocratização, compras governamentais e educação empreendedora na rede municipal de ensino. “É um sistema que prevê consultorias para dar meios de crescimento, desde a educação fundamental até o empresariado, regido por uma gestão madura e comprometida que busca soluções inteligentes e avança a passos largos naquilo que consideramos oportunidades para a sociedade. Gestão essa que não se estagnou na pandemia, mas foi atrás de ativar perspectivas para empresas daqui se reposicionarem dentro do novo cenário”, destacou Copetti.
Aprendizado: O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Airton Schäfer, citou como um momento especial de sua carreira poder acompanhar o lançamento de um programa tão inovador que atende diversos anseios da gestão pública e da comunidade empreendedora. “Essa implantação é ver Campo Bom seguir nesse ritmo ou ir mais rápido, futuramente”, completa. Para a secretária de Educação e Cultura Simone Schneider, o programa é rico para todos os profissionais da rede que, em 2020, já receberam as capacitações “Professor Empreendedor” e “Princípios da Educação Empreendedora”, das quais, segundo ela, foram retirados inúmeros aprendizados. Em sua fala a secretária trouxe relatos de professoras que participaram e que elucidam como a iniciativa já transformou a educação. Elas comentam que hoje podem despertar o empreendedorismo dos alunos, por meio das atividades diferenciadas e colocam como uma oportunidade ímpar fornecer meios para que os estudantes possam gerar soluções até mesmo dentro de suas comunidades.