A coligação do candidato Giovani Feltes levou ao conhecimento da jstiça eleitoral uma possível tentativa de fraude nas eleições de Campo Bom. O juiz Alvaro Walmrath Bischoff, da 105ª Zona Eleitoral determinou a abertura de uma investigação para apurar o caso. Na denúncia há um vídeo de encontros de um profissional com o candidato Faisal Karam em que estaria sendo proposta a montagem de um vídeo para com ajuda de programas de inteligência artificial, prejudicar a candidatura de Feltes.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
Nos vídeos divulgados nas redes sociais o profissional encontra o candidato do Republicanos e planejam detalhes sobre como seria montado um vídeo de Giovani Feltes vinte anos mais novo. Fotos e locais são analisados pelas pessoas que aparecem nas gravações, que teriam acontecido em pelo menos dois locais. A coligação de Giovani Feltes contratou uma perícia que atestou a veracidade das gravações e então realizou a denúncia.
O uso de inteligência artificial é regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíbe as chamadas Deep Fakes, vídeos falsos criados para ludibriar os eleitores. A sanção prevista é a cassação da candidatura. A defesa do candidato Faisal Karam tem agora cinco dias para apresentar sua explicação para a denúncia. O juiz solicitou imagens de câmeras de monitoramento que possam comprovar os locais onde os encontros teriam acontecido.
Leia também:
Guarda Municipal tem formatura de 19 novos agentes
Inauguração da nova sede do CTG Guapos do Itapuí é nesta quarta
BM de Sapiranga prende homem em conjunto com Guarda Municipal de Campo Bom
Polícia Civil prende oito pessoas em operação contra tráfico de drogas em Sapiranga