Sem categoria
Julho terminou com – 6,4°C em Santa Catarina e agosto já começou com geada em São Chico
Autor:
Apesar de o mês de julho terminar com média acima do normal histórico tanto em nossa região como na região de São Joaquim/SC, terminou com muito frio nos últimos 03 dias como veremos a seguir.
29/07/2022: Não nevou mas ocorreu precipitação invernal em SC
Conforme reportado na coluna da semana passada, modelos indicavam que poderia nevar no dia 29 de julho, o que acabou não ocorrendo mas em São Joaquim SC num dos pontos mais altos da região com +- 1.600 m, houve precipitação invernal com ocorrência de garoa congelante/sincelo como ilustraa primeira imagem da coluna de hoje com crédito de C. Souza/Via CLIMATERRA.
A Estação de Meteorologia localizada no local onde ocorreu o fenômeno nos Montes da Serra Lodge registrou mínima de -0.6°C ao amanhecer com rajada máxima à 42 km/h com máxima de apenas 7.4°C, ou seja, muito frio. Várias outras Estações de São Joaquim SC neste dia registraram mínimas zeradas e máximas de penas um dígito, com destaque no Morro da Igreja que registrou mínima de -1.7°C e máxima de apenas 7.0°C no Município de Bom Jardim da Serra. Mesmo na área urbana de São Joaquim na Estação Jardim Bandeira o frio foi intenso com mínima de 1.0°C e máxima de apenas 9.6°C.
Frio também no RS no dia 29 de Julho:
A entrada da Forte Massa de Ar Polar neste dia também ocasionou frio intenso na Serra Gaúcha com várias cidades registrando mínimas próximo dos 3.0°C e máximas abaixo de 8.0°C. Aqui próximo em São Francisco de Paula na Estação Cheiro de Mato a mínima foi de 3.5°C com máxima de apenas 7.6°C. Na mesma cidade na Estação do café Tainhas que fica a 32 km do centro da cidade a mínima neste dia foi de 5.6°C e máxima de 7.9°C com o tempo se mantendo encoberto e vento moderado aumentando a sensação do frio. A menor mínima neste dia ocorreu em São José dos Ausentes/INMET com mínima de 1.1°C e máxima de apenas 9.4°C.
Campo Bom com média de 12.2°C
Após registrar máxima de 28.1°C na quinta-feira dia 28 de julho, na sexta-feira dia 29 a temperatura média na cidade ficou em apenas 12.2°C. A mínima ao amanhecer foi de 9.9°C e estabilizou nos 14.3°C no meio da tarde com vento frio. Confirmou-se o registro de mínimas de um dígito nos últimos 03 dias de julho, com 7.0°C no dia 30 e de 6.6°C no dia 31 mas sem ocorrência de geada. O mês fechou com média de 16.2°C com desvio á maior em 2.5°C e entrou no rol do quarto mês de julho mais quente na média em 38 anos.
O frio do dia 30 de julho:
O penúltimo dia de julho amanheceu frio em Campo Bom com apenas 7.0°C, mas a geada prevista nos modelos anteriores acabou não acontecendo pelo fato de que a nebulosidade se dissipou apenas próximo ao amanhecer que bloqueou a queda maior na temperatura que acabou acontecendo também em São Francisco de Paula com mínima de apenas 3.1°C na Estação do Café Tainhas.
Já no Sul do Estado e no Planalto Médio com o tempo mais aberto as mínimas foram bem menores e ocasionaram geadas como em Quaraí que teve neste dia a mínima do Estado entre as Estações do INMET com apenas 1.2°C. Mas o recorde de frio neste dia ocorreu em Pinheiro Machado na Estação do Curral com mínima de -2.8°C. Campo Bom na noite do dia 30, registrou a segunda mais fria do mês com apenas 9.3°C às 21h da noite superada por 7.1°C no mesmo horário registrado na noite de 17 de julho. Na noite do dia 18 de julho registrou 9.8°C às 21 hs, e foram estas apenas as 03 noites com apenas um dígito em todo o mês neste julho considerado fora da curva normal das médias. Entre os anos de 2019 e 2021 foram registradas dez dias com noites com temperatura de apenas um dígito às 21 hs. Em 38 anos, apenas no ano de 2015 o mês de julho não registrou nenhuma noite com temperatura neste patamar às 21 hs da noite quando também foi a única vez que também não registrou nenhuma geada.
O frio do dia 30 de julho em SC:
Como sempre o frio foi mais intenso em SC com vários registros de temperaturas negativas neste dia, com destaque de -1.4°C em São Joaquim na Estação do Pericó, seguida de -1.3°C na cidade de Mafra. Na Estação Montes da Serra Lodge em São Joaquim a mínima ao amanhecer foi de -1.2°C. Chamou a atenção o frio intenso em Bom Jardim da Serra na Estação da Pousada terra do Gelo que no amanhecer teve mínima de 0.6°C com máxima de 18.5°C no meio da tarde, mas às 23 hs já tinha caído para -2.2°C prenunciando um frio intenso no amanhecer do último dia do mês.
O frio no dia 31 de julho no RS:
A ocorrência do insistente nevoeiro durante toda a madrugada até o amanhecer do domingo bloqueou a queda maior na temperatura e inibiu a formação da geada também esperada no amanhecer do último dia do mês com a mínima estabilizando nos 6.6°C ao contrário de outras regiões do Estado. Em São Francisco de Paula ocorreu geada forte com mínima de-0.2°C nA estação da Café Tainhas.
Este colunista não se dirigiu à bela cidade serrana pois aguardava registrar a segunda geada de julho em Campo Bom que frustrantemente não ocorreu devido ao nevoeiro já citado acima e que tem ocorrido com muita frequência neste ano no Vale dos Sinos. A mínima no estado ocorreu em São José dos Ausentes na Estação Rancho da Felicidade com mínima de -3.1°C com provável geada que infelizmente não foi registrada e divulgada por falta de interesse e de um observador do clima.
Em SC incríveis -6.4°C no dia 31 de julho:
No domingo dia 31 de julho, em Bom Jardim da Serra na Estação Pousada do Gelo foi registrada a incrível mínima de -6.4°C com o recorde de frio no Estado. Em São Joaquim na Estação Corujas 1 a mínima foi de -4.5°C com a máxima chegando nos 18.3°C no meio da tarde. Várias outras Estações da região do Planalto Sul Catarinense registraram mínimas muito baixas variando entre os -3.0°C e próximo dos -5.0°C, ou seja, frio espetacular.
Início de agosto em SC com -5.6°C:
Assim como no dia anterior, o mês de agosto iniciou congelante na Serra Catarinense com a mínima atingindo os -5.6°C e geada muito forte em Bom Jardim da Serra na Estação Terra do Gelo. A próxima imagem ilustra a geada ocorrida nesta cidade com crédito de Sérgio Felipe/Via Climaterra dando a dimensão do fenômeno. Mesmo na área urbana de São Joaquim na Estação Jardim Bandeira/Tadeu próximo ao centro a mínima foi de -2.9°C enquanto que na Estação do Pericó na mesma cidade o frio foi mais intenso ainda com mínima de -3.4°C.
Início de agosto com geada em São Francisco de Paula:
Tal como em SC, o mês de agosto iniciou muito frio no Estado, pois na região de São José dos Ausentes as mínimas ficaram abaixo de -1.0°C com ocorrência de prováveis geadas fortes que mais uma vez não foram observadas e divulgadas por falta de interesse ao contrário do Estado Catarinense. A nossa última foto desta sexta-feira ilustra a geada moderada à forte ocorrida em São Francisco de Paula no dia 01 de agosto com registro deste colunista que se dirigiu à cidade no final da madrugada. Inclusive houve registro de geada em capôs de carros em alguns bairros da cidade e também em telhados mas de forma irregular.
A mínima registrada na Estação do Café Tainhas foi de apenas 1.4°C com a máxima atingindo os 18.5°C no meio da tarde. No amanhecer da terça-feira dia 902, a geada se repetiu na cidade com mínima de 2.6°C na mesma Estação de Tainhas mas a tarde a máxima subiu até os agradáveis 22.6°C.
SC com a quinta negativa seguida no dia 02 de agosto:
No amanhecer da terça-feira dia 02 de agosto, a Serra Catarinense pelo quinto dia seguido registrou temperaturas negativas e geadas pela região de São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra. A menor mínima neste dia ocorreu em Bom Jardim da Serra no Morro da Igreja com -1.7°C e em São Joaquim na Estação Montes da Serra Lodge com -0.6°C.
SC com 82 dias de geada até 03 de agosto:
Completando o sexto dia seguido com geada no amanhecer da quarta-feira dia 03 de agosto, a Serra Catarinense somou um total de 82 dias com geada em 2022 conforme dados da Empresa CLIMATERRA ( Ronaldo Coutinhoi/Piter Scheuer) com mínima de apenas 1.2°C ao amanhecer na Estação Jardim Bandeira quase centro de São Joaquim seguida de 2.0°C registrado em Bom Jardim da Serra na Estação Pousada Terra do Gelo. No dia anterior o Estado de SC já tinha completado 51 dias com temperatura negativa em 2022.
Em 41 meses só não geou em dezembro de 2020:
Outra informação importante de Ronaldo Coutinho e de relevância climática e histórica em seus registros e levantamentos é de que nos últimos 41 meses, ou seja desde abril de 2019 só não geou em São Joaquim em dezembro de 2020. Afirma também que as condições atuais com efeitos do Fenômeno Lã Niña deverão permitir que o fenômeno poderá se prolongar e repetir até o mês de dezembro que já INÉDITO E HISTÓRICO.