O Especialista
Julho iniciou com a presença do frio mas inverno entrou em recesso
Autor:
O mês de julho iniciou com frio e geadas no Sul do Brasil no dia 1°, assim como em Campo Bom, com geada fraca e mínima de apenas 5.2°C ao amanhecer. Esta foi a 6ª geada do ano. Apesar do frio da manhã no período da tarde a máxima atingiu os 21.2°C. Aqui próximo em Lomba Grande, Zona Rural de Novo Hamburgo, fez 3.0°C e com provável ocorrência de geada, assim como também em Três Coroas no Bairro Moreira onde a mínima foi de 1.7°C. Próximo também daqui em Portão na Estação Arroio Boa Vista a mínima foi de 2.9°C. Fez frio inclusive próximo ao Litoral Norte como no município de Maquiné em Estação particular no Bairro Ouro onde foi registrado apenas 3.0°C ao amanhecer.
Na Serra, temperaturas negativas com geada forte:
Neste primeiro dia de julho, destaque mesmo foi o frio intenso ocorrido na Serra Gaúcha e com registro de geada forte. Em São José dos Ausentes na Estação localizada na Cabana Mário Zatta a mínima foi de -2.7°C e que no período da tarde registrou máxima de 17.0°C. Em Cambará do Sul na Estação Anselmi a mínima foi de -1.8°C com máxima de 14.8°C. Já em Canela na Estação localizada na Região do Castelinho a mínima foi de -1.0°C com máxima de 18.2°C no meio da tarde. A primeira imagem da coluna ilustra a geada forte ocorrida em São Francisco de Paula com mínima de -1.5°C registrada da Estação Tainhas com crédito deste colunista. No período da tarde a máxima atingiu os 18.3°C.
Em SC mínima de -6.3°C no dia 01 de julho:
Como é de praxe o frio foi bem mais intenso no Planalto Sul Catarinense, sendo que o recorde de mínima foi registrado em Bom Jardim da Serra, na Estação Pousada Terra do Gelo, com incríveis -6.3°C e geada severa, seguida de -5.4°C em Painel/PWS. Em várias Estações de São Joaquim SC as mínimas neste dia variaram entre -3.0°C e -4.5°C. O destaque foi a mínima de -4.5°C na Estação PWS/Estação Coruja 1 e de -4.0°C(negativo) no Vale da Invernadinha que no período da tarde registrou máxima de 19.4°C. Mesmo na Estação Jardim Bandeira/Tadeu localizada quase no centro de São Joaquim SC a mínima foi de -3.3°C com máxima de 16.9°C no período da tarde.
Na nova Estação do INMET recém-instalada no vale Caminhos da Neve a mínima foi de -3.4°C, localizada a 3 km do centro de São Joaquim SC. A próxima imagem abaixo matéria ilustra os campos todos esbranquiçados recobertos por uma considerável camada de gelo, demonstrando o que reserva o mês de julho em condições climáticas de frio a partir da próxima terça-feira, dia 12, conforme indicavam os modelos da última quarta-feira dia 06, cujo crédito do belo registro é de MychellLegnaghi.
(Confira aqui a coluna inédita da semana passada com os números do mês de junho)
O recesso do frio:
Logo após o dia 01 de julho entramos num período de recesso do frio que deverá perdurar até a segunda-feira dia 11, ou seja, teremos um período de dez a onze dias com ausência do frio, mas que é normal ocorrer em qualquer mês do inverno. Aqui no Brasil o frio em nossa latitude não é constante, mesmo nos meses mais frios, pois é normal ocorrer um período de recesso com registro de dias com temperaturas bem amenas para a época. É um fenômeno normal e ocorre praticamente em todos os anos. Mas o que mais chama a atenção e é um verdadeiro teste de saúde para as pessoas é o que ocorreu no final da semana passada e que deverá se repetir entre hoje e o próximo domingo.
Após o amanhecer frio com mínima de 5.2°C já referido acima no dia 01, a temperatura no mesmo horário no sábado dia 02 às 07h20 era de incríveis 24.1°C, justamente no horário mais frio do dia. A mínima que no início da madrugada era de 10.5°C e que às 02 h ainda registrava 11.1°C saltou para 17.7°C às 03 h chegand0 aos 24.1°C ao amanhecer logo após às 07 hs. O motivo desta mudança brusca na temperatura em poucas horas foi devido ao Vento Norte que, de acordo com a METSUL, foi originado através de uma intensa corrente de jato que passou a atuar no RS, como se fosse um corredor de vento forte e intenso na atmosfera a uma altitude ao redor de 1.500 metros, que se origina na Bolívia e no centro Oeste do Brasil, trazendo ar seco e quente ao Estado.
Este Vento Norte quente e seco que elevou a temperatura até os 29.7°C aqui em Campo Bom neste dia, foi acompanhado com rajadas de vento acima de 49.0 km/h entre as 09 e 10 hs. A máxima oficial do Estado no sábado dia 02 ocorreu em Torres RS com 29.9°C entre as Estações do INMET, mas que as 03 hs da madrugada anotava apenas 12.0°C com grande amplitude térmica devido ao mesmo Vento Norte e com rajada à 33,4 km/h no balneário.
No domingo dia 03 a máxima baixou para 16.1°C
Uma Frente Fria que já atuava com chuva e frio no sábado no Sul do Estado estava sofrendo bloqueio devido o Ar Quente vindo do Norte, mas que no domingo avançou até o centro do Estado e parte da Serra com nebulosidade e nevoeiro que associado ao ar mais frio impediu a elevação das temperaturas e manteve as máximas baixas no domingo em Campo Bom e região não ultrapassando os 16.1°C em outro episódio da Gangorra Climática com uma diferença à menor de 13.6°C em comparação à máxima do dia anterior.
Já na segunda-feira a máxima subiu novamente para 25.0°C em Campo Bom e para 26.5°C na terça-feira. Os modelos da METSUL na última quarta-feira indicavam para hoje sexta-feira máxima de apenas 18.0°C e para o domingo subindo novamente para os 28.0°C dando continuidade assim desta grande amplitude térmica nos extremos das máximas. Já os modelos do INMET na tarde da quarta-feira estavam prevendo para hoje máxima de apenas 16.0°C e amanhã sábado subindo para 29.0°C para Campo Bom, haja saúde.
Ao mesmo tempo, o Sistema de Baixa Pressão (Instabilidade) continuava atuando no Sul e na Campanha com tempo encoberto, períodos de chuva e temperaturas baixas durante toda a semana, como exemplo na tarde da terça-feira dia 05 em Bagé anotava apenas 13.6°C às 15 hs da tarde e aqui em Campo Bom no mesmo horário registrava 25.6°C.
Este bloqueio da Frente Fria devido ao Ar Quente atuando no Centro e Norte do Estado deverá ser vencido a partir da segunda-feira dia 11, permitindo assim atingir o resto do Estado incluindo a Região Metropolitana desta Frente Fria com chuva e queda na temperatura impulsionada por uma Forte Alta Pressão Polar na retaguarda do Sistema que trará o retorno do frio aos Estados do Sul num primeiro momento.
Nos modelos da quarta-feira dia 06, a METSUL tinha como previsão para o Vale dos Sinos na próxima terça-feira dia 12 tempo com sol e chuva e temperatura variando em 7.0°C e 16.0°C. A última imagem de hoje ilustra o tempo encoberto com nevoeiro e frio que ocorria na tarde do último domingo dia 03 com temperatura de apenas 14.0°C em Morro Reuter RS que no dia anterior registrou máxima na média de 24.0°C.