Os campo-bonenses que quiserem aproveitar o desconto de 15% no pagamento do Importo Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021, têm até o dia 28 de janeiro para efetuarem o pagamento. Para o contribuinte que desejar pagar o imposto em dez vezes, a primeira parcela vence em 10 de fevereiro. Conforme a Lei Municipal 5.155/2020, a taxa de correção do imposto está sendo cobrada pela metade, reduzindo de 5,75% para 2,87%. Essa porcentagem é calculada anualmente a partir do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). A soma dos quatro índices, no acumulado de setembro de 2019 a agosto de 2020, resultou em 23%, e a média entre eles, que é de 5,75%, seria a taxa aplicada na correção do IPTU. “Em função da pandemia e buscando contribuir com a retomada da economia do Município, reduzimos essa taxa em 50%”, explica o prefeito Luciano Orsi.
Leia também:
Brigada Militar prende homem por cumprimento de mandado
Campo Bom lança o ISS Digital
Um ano após entrar em vigor Lei de Abuso de Autoridade limita atuação no jornalismo policial
Abertas as inscrições online para alistamento militar obrigatório
Redução na taxa do lixo
A boa gestão do lixo realizada pela Administração Municipal nos últimos anos também está refletindo positivamente para a comunidade. A Taxa de Coleta de Lixo (TCL), cobrada juntamente com o IPTU, teve redução, em média, de 21% em relação ao valor pago em 2020. Isso só foi possível graças a ações da Prefeitura, como o aumento dos pontos de coleta de lixo e a mudança no trajeto da coleta seletiva e do caminhão de transbordo.
O IPTU, cobrado anualmente de todos os proprietários de terrenos e imóveis localizados em zona urbana, permanece no Município para despesas em saúde, educação e investimentos em áreas como obras, esporte, assistência, administração, entre outras. Para o cálculo individual do imposto, é considerada a valorização do imóvel e da região onde está localizado. Dúvidas sobre o IPTU podem ser sanadas no e-mail cadastro@campobom.rs.gov.br ou nos telefones (51) 3598 8672 e (51) 35988786.