Uma união entre a Campanha do Agasalho e o Sopão Solidário vai ajudar as famílias carentes de Campo Bom a se esquentarem durante a estação mais fria do ano. O Inverno Solidário é uma ação itinerante que vai visitar cinco bairros do município com maior nível de vulnerabilidade social. A população carente da cidade poderá escolher peças de roupas para retirar e, em seguida, levar a sopa para casa. A ação é promovida pelo Gabinete da Primeira-dama de Campo Bom e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedsh), com apoio da Defesa Civil e do Grupo de Voluntárias Elas por Elas.
O secretário Tiago de Vargas explica que mesmo após a realização da Campanha do Agasalho, que distribuiu cerca de dez mil peças durante cinco dias no Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke, ainda sobraram muitas roupas. Assim, surgiu a ideia de unir dois eventos que já acontecem todos os anos no município. A Sedsh vai disponibilizar 200 quilos de carne para preparar as sopas, além de verduras e vegetais. Durante toda a ação, a Administração Municipal estima servir aproximadamente 2,5 mil porções do alimento.
Leia também:
Campo Bom registra mais três casos de coronavírus, total chega a 33
Lotação quase completa de leitos de UTI deixa ameaçada a bandeira laranja da região no distanciamento controlado
Delegado acredita que modelo possa ter sido morta por estar no lugar errado
Tempo segue instável na região neste final de semana
Para evitar o risco de disseminação do coronavírus, as pessoas deverão entrar nos pontos de entrega em grupos de dez, respeitando o distanciamento social. Elas terão cerca de 15 minutos para escolher as peças e, quando terminarem, serão encaminhadas para a retirar sopa. Não é necessário levar vasilhas de casa – a Prefeitura vai disponibilizar os recipientes necessários. “Qualquer morador de Campo Bom que tenha necessidade pode comparecer”, disse o secretário. “Se não existisse a Covid-19, essa ação já seria importante. E é ainda mais nessa fase crítica, com as pessoas com dificuldades financeiras. Acredito que o momento pede que isso seja feito dessa maneira”, concluiu.
A estimativa da Prefeitura é servir aproximadamente 2,5 mil porções de sopa (Foto: Divulgação/PMCB)
Onde ocorrerá a ação:
Todos os eventos serão no mesmo horário: das 16h às 19h. Confira abaixo quais locais receberão as ações do Inverno Solidário:
- 19/06 – Ginásio da Escola Municipal Edmundo Strassburger – Bairro Aurora
- 03/07 – Ginásio da Escola Municipal Esperança – Bairro Operária
- 17/07 – Pavilhão Cristo Rei – Bairro Porto Blos
- 31/07 – Ginásio da Escola Municipal Morada do Sol – Bairro Morada do Sol
- 14/08 – Ginásio da Escola Municipal 25 de Julho – Bairro 25 de Julho
A Campanha do Agasalho continua:
Mesmo com o grande volume de doações de agasalhos já recebido, a Primeira-dama Kátia Orsi enfatizou que um número ainda maior de peças é necessário, principalmente as de inverno – com maior urgência para cobertores e roupas infantis. “O objetivo dessa ação nos bairros é se aproximar mais das pessoas que não tiveram condições de ir até o ginásio e das famílias que realmente precisam. Então deem uma olhada no guarda-roupa, pois toda doação é bem-vida desde que em bom estado. Terá alguém para aproveitar cada peça”, ressaltou.
Onde doar agasalhos:
Centro Administrativo Municipal – 12h30min às 18h30min
Unidades Básicas de Saúde – 8h às 17h
Escolas Municipais de Ensino Fundamental Rui Barbosa, Borges de Medeiros, D. Pedro II, Lúcia Mossmann, Marquês do Herval e Santos Dumont – 7h30min às 18h
Farmácia Apoteka – 8h30min às 18h30min
Aniger – 7h às 18h
Paludo – 9h às 19h
Arezzo – 7h às 20h