Na manhã desta segunda-feira (22) o Instituto Butantan, que somente nos últimos dez dias já entregou mais de 8,3 milhões de doses do CoronaVac, liberou mais de 1 milhão de novas doses para uso em todo o país. Com este novo carregamento totalizasse mais de 900 mil unidades diárias do imunizante já entregues.
Com o novo lote, o total de vacinas oferecida por São Paulo ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) chega a 25,6 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro. Até o final de abril, o total de vacinas garantidas pelo Butantan ao país somará 46 milhões.
Leia também:
Brasil recebe hoje 1,02 milhão de vacinas do consórcio Covax-Facility
Criminoso morto no litoral em carro com placas de Campo Bom
Após queda de liminar, Governo do Estado publica decreto de cogestão
Ministério da Saúde autoriza liberação de estoque de vacinas para primeira dose
A meta do Instituto é entregar até o dia 30 de agosto outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros, totalizando 100 milhões de unidades. Atualmente, 85% das vacinas disponíveis no país contra a covid-19 são do Butantan.
Na primeira semana de Março, uma remessa de 8,2 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), correspondente a cerca de 14 milhões de doses, desembarcou em São Paulo para produção local.
Vale lembrar que em fevereiro, a biofarmacêutica Sinovac, parceira internacional no desenvolvimento dos imunizantes, enviou 11 mil litros de insumos, imunizante este, mais usado no Brasil contra o covid-19.
Até o fim de março, está previsto uma nova carga de insumos do IFA para nova produção do Instituto Butantan, que corresponderá a cerca de 6 milhões de doses, o que irá permitir o cumprimento integral do acordo inicial de 46 milhões de doses contratadas pelo Ministério da Saúde.
Com o intuito de acelerar a produção de novas doses da vacina para todo o país, o Butantan formou uma força-tarefa, onde a principal medida foi dobrar o quadro de funcionários na linha de envase, para atender a demanda urgente por imunizantes contra o coronavírus.