Conecte-se conosco

Geral

Inserções de DIU aumentam mais de 650% e Campo Bom se torna referência no assunto

No Mês da Mulher, nada melhor do que apresentar dados que comprovam que Campo Bom é uma cidade que se preocupa com a saúde da mulher campo-bonense. Por meio da desburocratização, as inserções de DIU, dispositivo intrauterino, um método contraceptivo, aumentaram em mais de 650% na rede municipal de saúde pública. Em 2021, foram realizados 43 procedimentos, já em 2022, 325.

O prefeito Luciano Orsi aponta que isso é resultado de um trabalho que tem como prioridade garantir a saúde da mulher. “Nós tiramos tudo que não era obrigatório para o procedimento a fim de agilizar o processo e assegurar a opção na rede pública para as mulheres campo-bonenses”, afirma. Em 2023, já foram realizadas 57 inserções. Hoje, entre a consulta inicial na unidade de saúde e o procedimento, no Centro Materno Infantil, o tempo é de 60 a 90 dias.

A rapidez também é um dos fatores que colocou Campo Bom como referência estadual e chamou a atenção da RBS TV, que esteve na cidade nesta segunda-feira (12) para gravar entrevista com a Drª Nadiessa Dornelles Almeida, ginecologista e coordenadora do núcleo da Saúde da Mulher no município. A matéria vai ao ar durante a semana no Jornal do Almoço.

Leia também:

No próximo final de semana tem evento de games antigos em Campo Bom

Dia Mundial da Água: o papel de Campo Bom na região

Segundo Torneio de Cães de Polícia ocorrerá em Sapiranga entre 31 de março e 2 de abril

Brigada Militar efetua prisão por tráfico ilícito de drogas

O que é o DIU?

O dispositivo intrauterino, DIU, é um método contraceptivo reversível, de longo prazo — até 10 anos —, e que apresenta eficácia de 99%. Por tudo isso, representa uma das melhores opções contraceptivas, segundo a Drª Nadiessa, já que a eficácia não depende da mulher lembrar de tomar pílulas anticoncepcionais todos os dias, por exemplo.

Qualquer mulher campo-bonense que escolher o método pode realizar a inserção do DIU, mediante aprovação médica. O procedimento ocorre após avaliação clínica e exame citopatológico. A inserção é feita por ginecologistas e médicos de família habilitados. A capacitação dos médicos de família, destaca a secretária municipal de Saúde, Drª Suzana Ambros Pereira, é uma iniciativa de Campo Bom.

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível