O Especialista
Incrível: 15 dias seguidos de geada em Santa Catarina
Autor:
É um dado incrível e extraordinário climaticamente com referência ao frio intenso e dias seguidos com formação de geadas no topo da Serra de Santa Catarina. O número de Estações de Meteorologia de Meteorologia instaladas nos últimos anos em locais estratégicos principalmente em baixadas da Serra Catarinense tem colaborado nos registros e melhor conhecimento do clima local com referência à ocorrência de geadas.
Desde a noite de 18 de agosto até ontem ao amanhecer 01 de setembro já foram registradas e catalogadas 15 dias consecutivos com formação de geada de acordo com dados da CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer). Até o dia 31 de agosto na última quarta-feira, quando já somava 14 dias seguidos com geadas na Serra Catarinense, apenas em um dia a mínima não foi negativa, isto no dia 27 de agosto ne mesmo assim próximo de zero grau. Nos demais dias sempre com temperaturas bem abaixo de zero grau e geadas severas em vários dias.
A primeira geada de setembro, ontem dia 01, integrará a coluna da próxima semana, pois os dados contidos nesta edição são do dia 31 de agosto quando do fechamento desta coluna. Até o dia 31 de agosto, foram registrados 103 dias com geada em SC e com 68 marcas negativas de acordo com dados da Empresa CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) no topo da Serra que apontam 02 em janeiro, 05 em Fevereiro, 02 em Março, 12 em abril, 18 em maio, 20 em junho e julho e 24 em Agosto.
Resumo deste frio extraordinário em SC:
Como já citado anteriormente, este longo período de frio com geadas consecutivas teve início na noite de 18 de agosto quando várias estações da região de São Joaquim já registravam temperaturas negativas e geadas nas primeiras horas da noite com a entrada de uma intensa massa de ar polar no Sul do Brasil. No amanhecer do dia 19 de agosto as mínimas formas congelantes com geadas intensas como na localidade do Cruzeiro em São Joaquim com mínima de -4.0°C e máxima de apenas 6.1°C. Na Estação Jardim Bandeira quase centro da cidade fez -2.9°C e máxima de apenas 8.9°C.
O destaque na estação da CLIMATERRA ocorreu no amanhecer do dia 21 de agosto quando foi registrada a menor relva de Agosto com -13.0°C e 0.3°C no abrigo e considerada a geada mais intensa em agosto em 24 anos. Já no dia anterior, dia 20 de agosto, a Estação tinha registrada no Abrigo -4.2°C e -12.8°C (negativa )na relva sendo que o recorde em 24 anos ocorreu no ano 2000 com -12.0°C (negativa). Também no dia 21 de agosto foi registrada a menor mínima do ano em SC em Bom Jardim da Serra na Estação da Pousada Terra do Gelo com -8.3°C.
No dia 31 de agosto, quarta-feira o frio e as geadas continuaram intensas no topo da serra Catarinense. A menor mínima ocorreu em Painel/Fazenda Velha com -4.9°C seguido de -3.7°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo. Já em São Joaquim na localidade Despraiado a mínima foi de -3.3°C. Aqui no estado a menor mínima e com formação de geada ocorreu em São José dos Ausentes na Estação Fazenda Mário Zatta com -3.3°C.
A imagem acima mostra a geada ocorrida na Sede da CLIMATERRA no amanhecer do dia 30 de agosto, terça-feira, com Crédito de Guilherme B. do Prado que no abrigo registrou mínima de 3.4°C e negativa na relva com -7.3°C.
São Francisco de Paula com 12 geadas em agosto:
Durante o mês de agosto ocorreram 12 dias com geada em São Francisco de Paula que curiosamente registrou a primeira no dia 01 e a última no dia 31 de Agosto, na quarta-feira com mínima de 2.5°C na Estação de Tainhas. A geada do dia 01 foi registrada por este colunista em loco, que teve mínima de 1.4°C e máxima de 18.5°C. A geada que ocorreu no amanhecer da terça-feira dia 30 de agosto foi registrada também por este colunista como ilustra a imagem abaixo com mínima de 0.2°C e máxima de 14.1°C.
Outra geada registrada por este colunista na bela cidade Serrana foi no dia 23 de agosto com mínima de 2.9°C e máxima de 15.9°C. No dia 06 de agosto ocorreu geada em São Francisco de Paula com mínima de 1.8°C, mas quando este colunista chegou na região ao amanhecer um forte nevoeiro já tinha dissipado a geada. O frio neste dia foi intenso, pois, a máxima chegou apenas em 9.9°C e com 8.3°C às 16h da tarde. A geada mais intensa do mês e do ano e com recorde de frio do ano ocorreu no amanhecer do dia 20 de agosto com mínima de -3.7°C e máxima de apenas 11.3°C. Neste dia Campo Bom registrou a segunda geada mais forte do ano e também a segunda mínima do ano com 1.9°C reportado na coluna da semana passada.
Agosto fechou com média de Junho:
O mês de agosto deste ano fechou com temperatura média de junho com 14.4°C. Esta média ficou 0.8°C abaixo da média normal histórica que é de 15.5°C. Esta média ficou 1.8°C abaixo da média registrada em julho que este ano na média foi o mais quente desde o ano de 2006. A média das máximas fechou em 22.2°C (normal histórica é de 23.1°C) e a média das mínimas fechou em 9.5°C (normal histórica é de 10.6°C).
No mês ocorreram apenas 02 dias com máxima igual ou superior à 30.0°C, e nos últimos 153 dias neste patamar ocorreram apenas 05 dias, ou seja, poucos dias com temperaturas elevadas. Em 17 dias, as mínimas foram de um dígito enquanto em julho foram apenas dez. No mês forma registradas 03 dias com geada e o total do ano está apenas em 10 dias, sendo que a média anual de dias com geada é de 15 dias (1985/2021).
A menor mínima do mês ocorreu no dia 20 de agosto com 1.9°C ficando 0.1°C acima do recorde do ano até agora que ocorreu no dia 19 de junho com 1.8°C, ainda no Outono Astronômico. O total da precipitação somou 130.4 mm um pouco abaixo da média normal histórica que é de 138.1 mm. O dia mais frio na média ocorreu no dia 19 com temperatura de 8.2°C, ou seja, 7.3°C abaixo da média do mês. Já o dia mais quente na média ocorreu no dia 27, no último sábado com 21.6°C, ou seja 6.1°C acima da média do mês.
No mês ocorreram 06 noites de inverno que no padrão de Campo Bom é quando às 21h da noite a temperatura já é de apenas um dígito. A noite mais fria ocorreu em 19 de agosto com apenas 5.5°C às 21 hs e é até agora a mais fria do ano, seguida de 5.9°C registrada no mesmo horário em 18 de junho. Um dos destaques climáticos do mês ocorreu no último final de semana, quando ocorreu uma grande amplitude térmica. No sábado dia 27, Campo Bom registrou a máxima do Estado entre as Estações do INMET com 32.9°C as 15 hs da tarde, e no mesmo horário no domingo dia 28 a temperatura na cidade era de apenas 12.2°C, ou seja uma incrível diferença de 20.7°C.