A Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), inaugura no dia 3 de junho a nova estufa de mudas do Horto Municipal, junto ao Cempra. A ação começa às 11h. O espaço já está finalizado e segue atendendo a comunidade que busca embelezar seu terreno, criar espaços sombreados para o lazer e cultivar frutos.
Foram investidos R$ 60 mil no espaço de 240m². O prefeito Luciano Orsi detalha os motivos do investimento. “Melhorar a nossa cidade através do cultivo de árvores nativas da nossa região. Desta forma, incentivamos o cuidado do meio ambiente desde cedo com os nossos jovens, garantindo um espaço mais agradável para todos”.
Leia também:
Guarda Municipal realiza prisão na Paulista por adulteração de placa
Prefeitura alerta sobre falsa oferta de serviços
Mais ônibus nos bairros 25 de Julho, Mônaco e Porto Blos a partir de segunda-feira
PRF prende campo-bonense por tráfico de drogas em Veranópolis
Para a retirada de mudas, é necessário fazer o pedido na SEMA ou apenas ir até o Horto Municipal com um comprovante de residência e o documento de identidade. Cada morador pode retirar até 5 mudas de uma só vez. Somente em 2022, mais de 3 mil mudas de árvores saíram do Horto. Entre as mais comuns oferecidas estão os ipês, sibipiruna, ingás, pitangas, pau-ferro, chau-chau e cocão.
Secretário de Meio Ambiente de Campo Bom, João Flávio da Rosa afirma que “o novo espaço garante a saúde das plantas, protegendo de climas extremos, como temporais, ventanias e sol escaldante. Ao mesmo tempo, cria um ambiente para reunir os alunos da rede municipal de ensino, para aprenderem mais sobre outros programas que nós temos, como os Pomares Urbanos e a arborização de espaços públicos”.
O que mudou?
A nova estrutura é metálica e substitui o viveiro antigo, que era feito de madeira e de menor durabilidade. A altura da cobertura do viveiro também foi modificada, aumentando de 3,5m para 4m, o que permite o cultivo de mudas maiores para a comunidade na área protegida por sombreamento ou estufa. O novo viveiro garante uma melhor organização das mudas para recebimento dos munícipes, que poderão escolher as espécies com auxílio da equipe do horto.