Os cuidados com a saúde bucal vão muito além da simples escovação diária. Em alguns casos, o uso de aparelhos dentais é necessário para corrigir a posição dos dentes, trazendo benefícios não apenas estéticos mas também para a saúde em geral. Se você já faz uso do aparelho e sempre pensa em cancelar as consultas de manutenção por não achar importante, fique atento as consequências que isso pode causar.
O aparelho dentário é uma estrutura que assim como os dentes, estão em constante movimento e precisando não só da manutenção em si, de forma mecânica, mas da supervisão do profissional. É importante que os pacientes entendam que a utilização do aparelho é um tratamento sério e com consequências graves se feito de forma errada ou descontrolada.
A manutenção do aparelho dentário tem como principal função ativar o aparelho. Isto é, o ortodontista coloca nos dentes a força necessária para que eles façam a movimentação desejada. O movimento dentário causa reabsorção óssea de um lado da raiz do dente e uma aposição óssea do lado oposto. No entanto, com o tempo, o aparelho dentário pode ficar mais solto e fazer menos pressão nos dentes. Por isso a importância da manutenção, para recolocar força na ferramenta. Além disso, na consulta o dentista também pode diagnosticar problemas como tártaro, acúmulo de placa bacteriana ou doenças na gengiva, que muitas vezes não são percebidas pelo paciente por causa do aparelho dental. Manter-se em dia com as consultas de manutenção mensal com o dentista é a melhor maneira de garantir a progressão do tratamento e evitar problemas que possam afetar seu sorriso.
Além da manutenção em consultório, outro fator importante durante um tratamento ortodôntico é a higiene bucal, que pode ficar prejudicada com a presença do aparelho. Por isso, não deixe de fazer o seu ritual de limpeza. Tenha sempre em mão as escovas ortodônticas, escova interdental, enxaguante bucal e o fio dental.
Confie no seu dentista e faça a sua parte, garantindo assim o sorriso que você sempre desejou.