Conecte-se conosco

Geral

Igreja evangélica agora é patrimônio histórico

A história de Campo Bom, desde os primeiros imigrantes, sempre foi marcada por muita luta, determinação, persistência, pioneirismo e fé. Preservar os principais símbolos desses feitos são importantes para que as futuras gerações saibam como foi forjado o progresso e pujança do Município. Entre os marcos da história campo-bonense está o antigo templo da Comunidade da Trindade, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A Trindade, localizada na Avenida Brasil, é considerada a primeira Igreja Evangélica Luterana do Sul do Brasil.

Neste domingo, 31 de janeiro, quando comemoramos os 62 anos de emancipação político/administrativa de Campo Bom, foi realizada uma solenidade simbólica de tombamento da Trindade I. O templo teve papel preponderante na vida da comunidade. Além de servir para fortalecer a fé de evangélicos e também católicos (pois o local, por algum tempo, também acolheu as missas da Comunidade Santa Teresinha), serviu como escola e ajudou a alfabetizar muitos campo-bonenses que lideraram e conduziram os rumos da comunidade.

 

Leia também:

Brigada Militar prende dupla por roubo de veículo

Butantan recebe no dia 3 insumos para mais 8,6 milhões de vacinas

Segunda remessa de Coronavac será distribuída hoje para os municípios

Feevale Techpark seleciona novos empreendedores

A cerimônia de tombamento da Igreja da Trindade I, na manhã deste domingo, contou com a presença do prefeito Luciano Orsi, o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Hoffmeister; o pároco da Igreja Trindade, pastor Eliezer Bublitz; o pastor Sinodal da IECLB, Carlos Bock; o pároco da Paróquia Santa Teresinha, padre César Worst; o pároco da IELB de Campo Bom, reverendo Lucas Becker; e os presidentes das comunidades luteranas locais, Ricardo Fernando Blos (IECLB) e Carlos Bobsin (IELB).

Luciano Orsi, falando da importância do tombamento do templo, ressaltou o seu privilégio por ser o prefeito neste momento histórico. “A comunidade evangélica, desde os primeiros imigrantes, sempre teve papel de destaque e de grande importância para o desenvolvimento da comunidade. Nada mais justo do que o tombamento como marca das comemorações dos 62 anos de emancipação de Campo Bom. A história do município está muito atrelada à história da Igreja da Trindade. Por isso, nos 62 anos de Campo Bom, comemoramos essa grande conquista que é o reconhecimento da igreja como patrimônio cultural”, disse o prefeito Luciano Orsi.

Cerimônia no domingo marcou o tombamento (foto: divulgação/PMCB)

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível