Geral
Hospital Lauro Reus completa seus 75 anos com homenagem, sorteio e celebração de melhorias feitas ao longo dos anos
Autor:
Nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, o Hospital Lauro Reus completou 75 anos. Para celebrar a data, a casa de saúde realizou uma cerimônia no período da manhã, respeitando as determinações de distanciamento social, em frente à entrada do Posto de Coletas e ao Laboratório de análises clínicas que recebeu o nome de Armin Blos, primeiro presidente e fundador do hospital que também foi vice-prefeito de Campo Bom. O evento foi momento de ressaltar as melhorias recebidas com relação à estrutura, aos leitos e aos equipamentos, além de relembrar a história do espaço e sua importância para a comunidade campo-bonense. Além disso, ocorreu o sorteio de uma bicicleta doada pela empresa Medlive, que premiou a auxiliar de higienização da casa de saúde, Paola Siebel Guerres. O ato também foi uma oportunidade de visualizar a nova sinalização e ajardinamento dos canteiros, realizadas através das secretarias de Meio Ambiente e Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Campo Bom.
Leia também:
Banco busca pessoas com mais de 50 anos para trabalhar com atendimento em Campo Bom e Novo Hamburgo
Região de Campo Bom passa a ter bandeira laranja a partir de amanhã
Boletim confirma 42 novos casos, número de internados em hospital baixa novamente
Melhorias: O hospital ampliou seu número de camas hospitalares e equipamentos para melhor atender a população, principalmente para enfrentar a pandemia do coronavírus. A casa de saúde atualmente conta com 99 leitos, em que mais de 25 camas hospitalares foram adquiridas desde o início da pandemia. Desse número, 23 leitos são destinados para pacientes com diagnóstico positivo para Covid-19, sendo cinco de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oito de Semi UTI e dez leitos de enfermaria.
Além disso, o hospital recebeu novos aparelhos, como a Central de Tomografia, que teve um investimento de R$ 1,1 milhão por meio da Prefeitura de Campo Bom. O equipamento evita o deslocamento de pacientes que tinham que ser direcionados para outras cidades para realizar o exame e também proporciona mais agilidade no diagnóstico. O diretor administrativo da casa de saúde, Jeferson Moschen, explicou que o hospital está mais preparado a cada dia. “Estamos bem estruturados, com tecnologia de ponta e uma equipe bem capacitada, bem treinada, dando enfoque para a performance de cada pessoa no seu melhor local de trabalho”, ressaltou.
Homenagem a Armin Blos com nome de laboratório
Em seus 92 anos, Armin Blos esteve presente na cerimônia e pode ler seu nome estampado na placa do Laboratório. “Me sinto gratificado porque sempre tive espírito comunitário e é muito bom quando a cidade reconhece aqueles que prestaram serviço ao seu município, à sua entidade”, disse. No evento, o aposentado recebeu uma placa com o nome do laboratório. Além se fazer parte da história do espaço, a família do primeiro presidente do hospital também marcará para sempre a casa de saúde. Foi a partir de uma doação de terra realizada pela família Blos que o hospital foi fundado em 1945.
Para a secretária municipal de Saúde, Suzana Ambros Pereira, a data é um reconhecimento às pessoas que fizeram realmente a importância na saúde. “A família Blos, por entregar uma grande área de terra para a construção do hospital, e o doutor Lauro por ser a figura mais importante que a gente teve em termos de saúde aqui em Campo Bom. Foi ele quem iniciou o hospital, o primeiro médico da cidade, muitos nasceram na mão dele, uma pessoa que se manteve atualizada e atuando até o final de sua vida”, explicou. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Alberto Francisco, também participou do evento, assim como colaboradores e profissionais de saúde.
Laboratório Armin Blos – Desde o final de 2019 o Hospital Lauro Reus tem seu próprio Laboratório de análises clínicas. O espaço, que antes era terceirizado, realiza em torno de 18 mil exames por mês, dado que diminuiu com as determinações de isolamento social. Há três meses, o laboratório está localizado junto ao Posto de Coletas, o que facilita os atendimentos aos pacientes, que precisavam aguardar juntamente de outros moradores que procuram o hospital para consultas eletivas e exames, entre outros. O espaço atende a casa de saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) o Pronto Atendimento (PA) e convênios.
História da casa de saúde
A comunidade campo-bonense, inspirada pela chegada de Lauro Reus, fundou a casa de saúde em 31 de agosto de 1945 com o nome de Hospital Campo Bom Sociedade Beneficente. Mas foi apenas dois anos depois, em 31 de agosto de 1947, que o local foi inaugurado. No ano de 2000 a casa de saúde recebeu reformas em sua estrutura externa e interna e também passou a se chamar Hospital Lauro Reus, em homenagem a Lauro Reus que faleceu em 1992, aos 76 anos.