A utilização de cães no combate à criminalidade traz resultados extremamente positivos na apreensão de drogas, armas e munições, também pela utilização do cachorro como forma de interação social e preventiva junto às crianças do ensino fundamental, entre tantas outras funções. Pensando nisso, a Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Segurança, promove o 1º Curso de Condutor de Cães de Polícia. A formação servirá, ainda, para atender a necessidade da Guarda Municipal de nivelar os conhecimentos dos seus policiais no emprego de cães no seu trabalho, visando a criação do Grupamento de Operações com Cães (GOC).
As aulas iniciam na próxima segunda-feira (25) e se estendem até sexta-feira (29), com atividades teóricas e práticas, no Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke e no Parque do Trabalhador. O curso visa transmitir conhecimentos básicos para que o servidor de forças de segurança tenha noção no preparo de cães de polícia e adquira os conhecimentos necessários para a boa condução do animal no ambiente real. Além de agentes da Guarda Municipal de Campo Bom, participarão da formação servidores de outras 16 instituições: Polícia Penal, Polícia Civil, GM Novo Hamburgo, GM Gravataí, GM Bagé, GM Caxias do Sul, GM Estância Velha, GM São Leopoldo, GM Bento Gonçalves, GM Cachoeirinha, GM Imbé, GM Porto Alegre, GM Canoas, GM Alvorada, GM Sapucaia do Sul e Corpo de Bombeiros Militar.
Leia também:
Projeto da Diversidade nas Escolas ressalta o Dia da Consciência Negra
Prefeitura realiza mais uma edição da Árvore Solidária
Campo-bonense preso por furto de fios em Caxias do Sul em suposta manutenção
Encontro da Música Gospel decidirá quem abre show do Morada
O prefeito Luciano Orsi ressalta que a formação é importante para Campo Bom, também, pela perspectiva de aprovação de lei que criará o Grupamento de Operações com Cães (GOC) na Guarda Municipal de Campo Bom. “Com a proximidade da posse de novos integrantes da Guarda, se faz necessário o nivelamento de conhecimentos para a devida estruturação do GOC, que deverá ter, no mínimo, dois guardas destacados para a função”, explica prefeito. O secretário de Segurança, Rosalino Seara, observa que hoje a Guarda tem apenas um agente apto para o trabalho com cães.
Durante as instruções serão utilizadas diversas técnicas de ensino, como demonstrações, práticas controladas, palestras, aulas teóricas e exercícios práticos. O agente Pinheiro, da Guarda Municipal de Campo Bom, será o instrutor chefe do curso, ministrando algumas disciplinas. A formação também contará com instrutores de outras instituições.