Conecte-se conosco

Geral

Golpistas seguem fazendo vítimas no whatsapp

Na última semana voltaram a ser registrados em Campo Bom golpes aplicados através do aplicativo whatsapp. Bandidos se aproveitam da ingenuidade, principalmente de pessoas mais idosas e sem conhecimento da tecnologia para extorquir e lucrar com golpes. O que tem sido aplicado com mais constância é quando os golpistas obtém acesso a dados como a agenda de telefone das pessoas. A partir daí começa o golpe.

Em um telefone com número diferente eles colocam a foto de perfil de um familiar, geralmente um filho da vítima em potencial. Em um primeiro momento e para testar a vítima eles entram em contato informando que houve uma troca de telefone e que a partir deste momento só devem conversar por este número. Então trocam algumas frases com perguntas comuns. A vítima até então não suspeita de nada pois até o momento houve somente a comunicação da troca de número.

Leia também:

Pfizer antecipará 600 mil doses da vacina pediátrica contra a covid-19

Vacinação de crianças começa dia 19 em todo o Rio Grande do Sul

Boletim Epidemiológico tem 42 novos casos e diminuição no número de internados

Os cuidados necessários para os próximos dias com o calor

Alguns minutos depois começa o golpe. A vítima então é ludibriada a enviar dinheiro para o familiar que está precisando de “um favor / empréstimo” por algum suposto problema bancário. Sem suspeitar de nada e querendo ajudar a vítima passa a enviar dinheiro. Quando a primeira transação acontece os bandidos passam a pressionar e com muita lábia convencem as vítimas a buscar e entregar praticamente todo o dinheiro que tem disponível no momento. A facilidade de transações via pix aumentou ainda mais a facilidade para estes golpes.

Quando a vítima descobre que caiu em um golpe é tarde demais. Os bancos pouco fazem para buscar identificar os titulares das contas para onde o dinheiro foi transferido. A Polícia Civil também não tem como investigar uma vez que normalmente os números de onde os golpes são aplicados, são imediatamente desligados após a concretização do crime. Mesmo as divisões de investigações a crimes cibernéticos, recentemente criadas não conseguem rastrear os golpistas, resta a prevenção.

Dicas para evitar os golpes: Evite salvar em sua agenda contatos como pai e mãe, isso facilita os golpistas a identificar as possíveis vítimas. Oriente a todos que sempre que receber alguma informação de troca de número de telefone, que confirme antes perguntando em algum grupo onde ambos estão para que mais pessoas confirmem se realmente houve a mudança. Não transfira dinheiro sem que o titular da conta que vai receber seja o próprio familiar ou amigo para quem você está transferindo. No aplicativo entre em configurações de privacidade e selecione que apenas  seus contatos tenham acesso a sua foto, assim os golpistas não poderão utilizá-la.

 

 

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível