Estão cada vez mais evidentes e se confirmando que o frio deste ano está sendo muito mais intenso do que ao do ano passado. Após o forte frio ocorrido nesta semana principalmente entre a terça-feira e ontem, o mesmo terá uma pequena pausa amanhã, sábado, pois a temperatura máxima poderá chegar aos 25.0°C. No domingo uma nova massa de ar polar chegará ao Estado e vai derrubar as temperaturas novamente. Ao contrário desta semana, mesmo iniciando com chuva e frio logo o ar mais seco e frio deverá predominar a partir da próxima quarta-feira e dará condições para ocorrência de amplas geadas no Sul do Brasil.
Aqui em Campo Bom esperam-se geadas ao amanhecer na quarta-feira dia 12 e na quinta dia 13 com mínimas ao amanhecer entre os 4.0°C e 5.0° e com máximas não ultrapassando os 18.0°C. O frio desta semana ficou associado também a umidade, pois a instabilidade estava sempre presente, o que impedia a elevação das temperaturas máximas, trazendo a sensação do frio durar as 24 horas do dia. O auge do frio ocorreu na quarta-feira, dia 04, quando foi registrado o segundo dia mais frio do ano com a máxima chegando apenas aos 12.3°C no meio da tarde, após mínima ao amanhecer com 8.9°C.
A imagens ao lado do texto, ilustra a gélida manhã ocorrida no Vale dos Sinos, que registrava apenas 5.0°C as 11h em Ivoti. Esta cidade registrou dois dias seguidos em que a máxima ficasse em apenas um dígito, pois na tarde anterior, terça-feira dia 03, registrava apenas 8.0°C no meio da tarde, o que convenhamos é frio em qualquer parte do Mundo.
Enquanto o Centro e Norte do Estado registrava um frio intenso e úmido na quarta-feira dia 04, o extremo Sul e a Campanha registravam o mesmo frio, bem mais sêco com mínimas de 0.3°C em Pinheiro Machado, 1.4°C em Herval e 1.5°C em Canguçú, as mais baixas. Já o 8º Disme registrou geadas em Bagé com 2.8°C e Pelotas com 4.1°C. Chamou a atenção, o frio intenso ocorrido aqui bem próximo, em Canela, com mínima as 07h00 da manhã com 2.6°C e que no meio da tarde tinha apenas 4.6°C as 16h00 no mesmo dia.
O destaque climático desta semana, sem dúvida, foi o frio, mas na Campanha e no Sul do Estado tiveram um ingrediente ainda mais chamativo, pois na manhã do dia 04 e até as 13h da tarde, a MetSul Meteorologia catalogava várias cidades com registro de chuva congelada e ou neve granular, como em Aceguá, Livramento, Piratini, Canguçu e Pinheiro Machado, como o primeiro fenômeno do ano neste gênero climático.
Esta Frente Fria ( Sistema de Baixa Pressão ), ficou semi-estacionária sobre o Estado, e trouxe um começo de quinta-feira , dia 05, chuvoso e frio aqui no Vale dos Sinos . A imagem ao final do texto ilustra a manhã fria e chuvosa de ontem reinante na cidade e na região, que após mínima de 10.3°C ao amanhecer, tinha subido para apenas 12.5°C as 13hs, ocasionando o terceiro dia seguido com máxima abaixo dos 15°C, enquanto que em todo o mês do ano passado o mesmo ocorreu em apenas em dois dias.
Ontem fez mais frio em Campo Bom do que em cidades tradicionalmente mais frias, pois no mesmo horário fazia 16.5°C em Canela, 16.9°C em Cambará do Sul, 17.0°C em Bento Gonçalves, 17.8°C em São José dos Ausentes e 20.2°C em vacaria, pois um ar mais quente atuava no Norte e Nordeste do Estado.
Pela tendência atual, uma nova massa polar de forte intensidade deverá chegar ao Estado a partir do dia 14 avançando pela segunda quinzena do mês em curso, que historicamente é o mais frio do ano na média.