Conecte-se conosco

O Especialista

Frio intenso se repete em 11 de setembro

O ciclo do frio intenso em finais de semana tem se repetido neste mês de setembro como o ocorrido no último final de semana, no sábado dia 10 e domingo dia 11. Em SC o recorde de frio ocorreu no amanhecer do domingo, dia 11, com incrível mínima de -6.6°C em Bom Jardim da Serra na Estação Pousada Terra do Gelo seguido de -5.1°C (negativo) em São Joaquim SC no Vale Caminhos da Neve que fica a 3,0 km do centro da cidade. Já na Estação Jardim Bandeira, quase centro da cidade a mínima foi de -4.6°C.

 

A primeira imagem de hoje mostra a geada intensa que ocorreu no Vale da Invernadinha que fica a 11 km do centro de São Joaquim onde a mínima foi de -3.8°C (negativa) com Crédito de Raquel Oliveira/São Joaquim Online/Via Climaterra. Conforme dados da Empresa CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) esta foi a geada de número 109 no ano no Topo da Serra e total de 74 dias com marcas negativas assim distribuídas: 01 em março; 06 em abril; 17 em maio; 15 em junho; 10 em julho; 19 em agosto e 06 em setembro até então. De acordo com Coutinho/Piter Scheuer (CLIMATERRA) até o último domingo neste ano ocorreram 04 dias com neve e 05 dias com sincelo (chuva congelada) em SC.

Esta geada valeu por duas:
Devido a intensidade do ar polar esta geada valeu por 02 dias, pois já na noite do sábado dia 10, as temperaturas estavam abaixo de zero graus como em Bom Jardim da Serra/Estação Terra do Gelo com -2.6°C, na Estação Jardim Bandeira quase centro de São Joaquim com -1.5°C e de -0.3°C no Vale da Invernadinha.

Frio intenso também no :RS
Apesar de um pouco menor, o frio foi intenso também no amanhecer do domingo dia 11 em várias regiões fisiográficas do Estado em especial na Serra, nos Campos de Cima da Serra, na Campanha e Sul do Estado. O recorde de frio ocorreu em São José dos Ausentes nas Estações Rancho da Felicidade com -4.0°C seguido de -3.8°C na Estação Cabana Mário Zatta. Já na Estação do INMET da mesma cidade a mínima foi de apenas 0.8°C com máxima de 15.0°C no período da tarde.

Em Cambará do Sul na Estação Anselmi Fazenda a mínima foi de -2.7°C e máxima de apenas 12.2°C. No sul do Estado em Pinheiro Machad na Estação do Curral a mínima foi de -3.3°C com máxima de penas 17.7°C. Já em Quaraí/INMET a mínima foi de 0.7°C e a máxima chegou nos 20.4°C. O frio foi forte inclusive no Litoral Norte, pois em Torres /INMET a mínima foi de 5.8°C e máxima de apenas 18.5°C no período da tarde.

Em São Francisco de Paula geada forte com 1.2°C:
A bela cidade dos Campos de Cima da Serra, São Francisco de Paula amanheceu com geada forte e mínima de -1.2°C no último domingo dia 11 com máxima de apenas 15.9°C. Nossa imagem a seguir ilustra a geada forte que se formou em capôs de carros, telhados de prédios e nos gramados, com crédito do Hotel Village da Serra da cidade. Assim como em SC, esta geada também valeu por duas na cidade, pois na noite do sábado dia 10 a geada já era visível nos gramados e capôs de carros com a temperatura registrando 1.8°C às 23 hs n Estação de Tainhas.

Desta forma já ocorreram 06 geadas na região até o dia 11 de setembro. Modelos da última quarta-feira dia 14, indicavam a possibilidade de nova formação de geada no amanhecer de  amanhã em São Francisco de Paula com mínima abaixo dos 5.0°C que trataremos na próxima coluna. A longo prazo, modelos também indicavam o ingresso de uma nova massa de ar polar com forte intensidade justamente nos primeiros dias da Primavera Astronômica que inicia na próxima semana dia 22 de setembro às 22:04h quando ocorre o Equinócio da Primavera.

Campo Bom registrou a segunda geada do mês:
O frio foi forte também no Vale dos Sinos e em Campo Bo que no amanhecer do último domingo dia 11 com mínima de 4.8°C registrou a segunda geada de setembro e a de número 12 no ano. Apesar do frio da manhã no início da tarde a máxima subiu para 20.8°C mas logo após as 15 hs já tinha caído para 18.5°C. A geada que ocorreu já era prenunciada pelo registro da segunda noite mais fria do mês e uma das mais frias do ano pois as 21 hs já registrava apenas 9.0°C após máxima de apenas 18.3°C às 15h da tarde.

Foi também a segunda noite de Inverno do mês que nos padrões locais é assim classificada quando a temperatura às 21h é de apenas um dígito na cidade. A primeira do mês ocorreu na noite do dia 03 com 7.7°C às 21h. Assim já soma 19 noites de inverno este ano, igualando o mesmo número de dias no ano passado. O dado é importante e significativo pois estas 19 noites de Inverno ocorreram em todos os meses desde maio assim distribuídas: 01 em maio, 07 em junho, 03 em julho, 06 em agosto e agora em setembro com 02. A última vez que ocorreu por cindo meses seguidos (mai/set) as noites de Inverno, ocorreu em 2013, mas naquele ano em 29 noites.

O registro das geadas:
Com referência às geadas que até agora este ano somam 12 dias, é extremamente relevante e histórico climaticamente pois também ocorreu nos cindo meses seguidos (Mai/Set), cuja situação semelhante ocorreu pela última vez em 2008 em 16 dias. Nos últimos 50 anos nesta situação também se repetiu apenas nos anos de 1987 com 23 registros, em 1993 com 17 registros, em 2000 com 30 registros e em 2006 também com 17 registros.
A imagem destacada na coluna de hoje mostra a segunda geada do mês que ocorreu no amanhecer do dia 11 com crédito deste colunista com mínima de 4.8°C.

A repetição do ciclo de frio em finais de semana deverá mais uma vez se repetir neste final de semana a partir de hoje até amanhã sábado principalmente com mínimas de um dígito em Campo Bom com mínimas na média de 8.0°C a 9.0°C, ao contrário da Serra do RS e SC onde as mínimas serão bem mais baixas com ocorrência de geadas. A longo prazo, modelos estão indicando um frio mais intenso e forte na entrada da Primavera Astronômica a partir do dia 22 de setembro inclusive com possibilidade de geada em Campo Bom. Aguardaremos….

O  mês de setembro mais frio em 7 anos:
Na média estamos registrando o mês de setembro mais frio em Campo Bom em 17 anos. Até a última quarta-feira, a média do mês fechou em 15.8°C, ou seja, com 1.2°C abaixo da média histórica que é de 17.0°C (1984/2021) superada apenas com a média de 2005 que fechou com 15.5°C. Esta média dos primeiros 15 dias de setembro está 0.4°C abaixo da média ocorrida em julho que historicamente é o mais frio do ano na média, mas que este ano ficou fora da curva para acima, pois fechou em 16.2°C quando o normal é de 13.7°C. A atual média só não está ainda mais baixa, pois na última sexta-feira tivemos um dia atípico para a época com a máxima atingindo os 33.3°C.

Modelos a longo prazo não estão prevendo nenhum evento de calor intenso pelo menos até o próximo dia 27, quase final do mês. Outra situação climática muito rara e histórica que estamos vivenciando é o da ocorrência de raros dias com calor desde maio, com máximas iguais ou acima de 30°C que até ontem ocorreram apenas em 05 dias que ocorreu pela última vez com o mesmo número de dias no ano de 2010, e lá se vão 12 anos.

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível