A pandemia do coronavírus não vai impedir que a semana da pátria seja comemorada em Campo Bom. A centelha do Fogo Simbólico da Pátria chegou na cidade no início da tarde da terça-feira (dia 18). Conduzida pelo carro da Liga de Defesa Nacional e escoltada pelo corpo de bombeiros e por agentes de trânsito do Município, ficando resguardada na sede do Corpo de Bombeiros. “Trago aqui, juntamente com os compatriotas que formam nossa equipe cívica, a centelha do Fogo Simbólico da Pátria, fogo este que pela 83ª vez se presta para lembrar e comemorar a independência do Brasil, mas que, acima de tudo, visa reforçar o espírito de brasilidade, de patriotismo e de civismo do nosso povo”, disse o diretor institucional e tesoureiro da Liga de Defesa Nacional/RS, César Valmor Cordeiro.
Para o capitão da Brigada Militar de Campo Bom, Tiago Reimann da Silveira, é um honra receber o Fogo Simbólico no Município. “Nos sentimos privilegiados de receber a centelha da chama e digo que, para nós, é uma honra fazer parte do itinerário aqui presente”, afirmou. As atividades relativas à Semana da Pátria ocorrem sem a presença da comunidade escolar devido às medidas restritivas impostas pela pandemia do coronavírus.
Leia também:
Campo Bom confirma a 32ª morte por Covid-19
Programa Cidade Empreendedora tem palestra online para apresentar primeiras ações
Flexibilização da Amvars atinge principalmente comércio e restaurantes
Boletim Epidemiológico confirma mais 24 casos de coronavírus
Patriotismo a distância:
As tradicionais atividades da Semana da Pátria este ano sofrerão adaptações devido à pandemia, mas ainda estarão presentes em Campo Bom, principalmente no meio pedagógico, com alunos da rede municipal, por meio de atividades remotas, que incluem envio de vídeos e de materiais preparados por cada professor. O Tema Municipal da Semana da Pátria é #solidariedadecontagia, e a secretária de Educação e Cultura de Campo Bom, Simone Schneider, afirma que enaltecer a Semana da Pátria é uma demonstração de civismo. “É um momento simbólico para que se renove a cidadania e o patriotismo, em destaque ao nosso Tema Municipal, a solidariedade, característica especial do campo-bonense”, explica a secretária.
Confira abaixo a programação das atividades:
- 18/8, às 14h chegada do Fogo Simbólico no Corpo de Bombeiros com recepção e acendimento da Pira da Pátria.
- 1º/9, às 17h contação de história na Biblioteca Municipal: Imperatriz Leopoldina e a independência do Brasil.
- 7/9, às 17h apresentação artístico-musical “Hino Nacional Brasileiro” no Complexo CEI.