O rubro-negro da Metzler não estava pra brincadeiras em 2017. Ao lado do Greminho, a equipe conseguiu levar os dois quadros para as finais, porém somente o Flamengo passou pelas semifinais com Primeiro e Segundo Quadros. Na primeira decisão da tarde a vitória foi por 2×0 frente ao Greminho e na segunda a vitória foi por 3×0 frente ao União.
Leia também:
Homem flagrado se masturbando em ônibus vai responder em liberdade
Independente campeão da Copa Amizade 40 Anos
Flamengo campeão do Segundo Quadro
A partida começou equilibrada, e no início quem teve as melhores chances foi o União com seu trio de ataque Morais, Valdívia e Rodolfo se movimentando e dando trabalho para a defesa do Flamengo. O time da Metzler foi equilibrando as ações e sob a condução do meia Dener criando oportunidades, mas nenhuma de grande perigo. O clube conseguiu abrir o marcador em um escanteio pela ponta direita, o meia Baiando subiu e de cabeça colocou no canto direito baixo do goleiro Alex. O gol pouco mudou no panorama da partida.
Dener ampliou e deixou o Flamengo mais tranquilo em campo
No segundo tempo o jogo seguiu movimentado. O árbitro Fabrício Neves Correia teve trabalho, mas distribuindo corretamente alguns cartões amarelos conseguiu conter o ímpeto dos atletas das duas equipes. A jogada que definiu a mudança aconteceu aos 21 minutos da segunda etapa, quando o meia Djeikson do Flamengo recebeu na direita e já dentro da área deu um drible seco no marcador que o derrubou. Dener cobrou a penalidade com categoria e ampliou o marcador. O União sentiu o segundo gol e não conseguiu, talvez pelo cansaço impor dificuldades ao Flamengo, que passou a administrar o resultado. Aos 39 minutos o Flamengo fechou o marcador, Rafinha fez jogada pela direita e deixou o atacante Bicaco já sem o goleiro para empurrar para as redes e fazer com que a torcida presente no Sady Schmidt soltasse novamente o grito de campeão.
A tarde foi rubro-negra no Sady Schmidt
O Santo Antônio, em sua volta ao futebol ficou com a terceira colocação, com o Greminho em quarto. Wágner do Flamengo foi o goleiro menos vazado, Valdívia do União recebeu o troféu de goleador da competição. Além do título o Flamengo ficou também com o troféu disciplina e com o destaque da competição, o atacante Bicaco.