O Especialista
Final do outono registra a mínima e a noite mais fria do ano até aqui
Autor:
No penúltimo dia do Outono Astronômico mas já em pleno Inverno Climático, Campo Bom registrou a menor mínima do ano até agora com 1.8°C, a quarta geada do ano no amanhecer do último domingo dia 19. O fenômeno foi de forte intensidade na cidade cobrindo capôs de carros, telhados de prédios e gramados da cidade. Este colunista se encontrava em São Francisco de Paula, com o objetivo de registrar a espetacular geada na bela cidade serrana não podendo assim registrar a geada na cidade mais quente do Estado,como é conhecida Campo Bom entre a mídia.
Aqui em Campo Bom a madrugada e amanhecer do último domingo foram congelantes, com a média da temperatura no dia ter chegado apenas em 7.9°C, lembrando que a média normal no mês é de 14.4°C. A média ficou neste patamar, mesmo a máxima a tarde ter chegado nos 18.3°C, pois a temperatura voltou à cair rapidamente no final da tarde registrando apenas 7.9°C às 21h da noite. O dia anterior no sábado, dia 18, também foi congelante na média, pois ficou apenas em 8.0°C, ou seja, apenas 0.1°C acima do domingo.
No sábado, dia 18 a noite mais fria do ano até agora
Confirmando mais uma vez a previsão de frio intenso no último final de semana do Outono Astronômico, a noite do sábado dia 18 está sendo até agora a mais fria do ano, pois às 21h registrava apenas 5.9°C, superando a noite mais fria até então, que ocorreu em 31 de maio com a temperatura de 6.2°C no mesmo horário. No último sábado, a partir das 22h30min, já ocorria a formação de geada em alguns pontos da cidade prevendo-se uma geada muito forte no amanhecer do domingo que acabou ocorrendo.
No último dia do outono astronômico, a terceira geada seguida
Chamou a atenção como fenômeno curioso, que no último dia do Outono Astronõmico, mas reiterando que já nos encontrávamos no invernno climático à quase um mês, a ocorrência da terceira geada seguida de junho na segunda-feira, dia 20, e a quinta geada do ano até agora, apenas uma à menos ocorrido no igual período em 2021. A média da temperatura considerando maio e junho somados no ano passado foi de 14.0°C e sete ano está em 13.4°C, o que comprova que este ano a intensidade do frio está maior na região apesar de no total somar uma geada à menos já referido anteriormente.
O normal histórico em 37 anos ( maio/junho) é de 15.3°C, ou seja este ano está com um desvio à menor de quase 2.0°C, pois estamos com 1.9°C o que é muito significativo. Devido ao fenômeno Global Lã Niña, vários modelos estão prevendo que teremos ainda este ano pelo menos até o final de agosto, eventos significativos de frio extremo, ou seja, temperaturas ainda mais baixas deverão ocorrer este ano. Resumindo, com certeza o frio maior do ano ainda não ocorreu. Aguardaremos…
A geada espetacular em São Francisco de Paula com mínima de -3.0°C
Confirmando as projeções e previsão de geada forte e mínima de até -3.0°C para a região de São Francisco de Paula RS pela Empresa CLIMATERRA ( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) o mesmo efetivamente acabou acontecendo no último domingo do Outono Astronômico. Este colunista se dirigiu na tarde do sábado à cidade serrana na expectativa de registrar este belo fenômeno climático.
As temperaturas nas cidades dos Campos de Cima da Serra e da Serra se mantiveram bastante baixas durante todo o sábado prenunciando a geada intensa no amanhecer do domingo dia 19, último Dia do feriadão de Corpus Christi.
Na Estação Cheiro de Mato em São Francisco de Paula a temperatura variou entre a mínima de 1.6°C e máxima de apenas 7.9°C na tarde do último sábado. Já na Estação de Tainhas que fica a 32 km do centro da cidade a temperatura variou entre mínima de 2.6°C e máxima de 10.8°C no ibício da tarde, mas já tinha caído para apenas 4.2°C às 18h40. Aqui próximo em Morro Reuter RS no sábado dia 18 a temperatura variou de 2.9°C até máxima de apenas 8.2°C. Em Canela RS/inmet ficou entre 2.2°C e 9.6°C e em Cambará do Sul RS/Inmet entre os 3.0°C e 9.5°C.
A foto acima ilustra a geada intensa e espetacular ocorrida em São Francisco de Paula no amanhecer do domingo 19, com a temperatura mínima de -2.2°C e máxima de 15.8°C na Estação de Tainhas com crédito deste colunista.
Já a imagem abaixo ilustra o amanhecer no Lago São Bernardo onde fazia 0.0°C na hora do registro e a imagem seguinte fora da cidade que fica a 10 km da cidade no local do registro a temperatura era de -3.0°C .
Frio intenso por todo o estado
O frio intenso e as geadas ocorreram por todo o Estado inclusive no Litoral. A mínima da Estação do INMET em Torres registrou apenas 4.0°C e ocorreu geada na região com fotos publicadas no Site da METSUL. A próxima foto da coluna destaca a geada ocorrida no amanhecer do domingo dia 19 em Canela com Crédito de Luiz Augusto Rath, que informou que na hora do registro a temperatura no local era de apenas -0.3°C. Já na Estação do INMET da Cidade a temperatura registrada no domingo dia 19, variou de 1.9°C até máxima de 15.6°C no meio da tarde.
A menor mínima do Estado ocorreu em Pinheiro Machado na Estação Curral de Pedra com incríveis -6.6°C mas a tarde subiu até os 15.3°C. Já em São José dos Ausentes na Estação Fazenda Potreirinhos a mínima foi de -4.7°C e a máxima de 15.5°C no início da tarde. As mínimas oficiais entre as Estações do INMET neste dia 19, foram de -2.4°C em Quaraí RS, de -0.4°C em Campos Novos SC e de -1.2°C em General Carneiro PR, muito aquém das mínimas registradas em Estações particulares que trataremos a seguir.
Em SC mínima fantástica de -8.9°C em São Joaquim
Em SC conforme dados da Empresa CLIMATERRA( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) no domingo dia 19 foi registrada a menor temperatura do ano no Sul do Brasil, com fantástico e incrível mínima de -8.9°C em São Joaquim SC na Estação Corujas 1 localizada na região do Vale do Caminhos da Neve que fica situado a cerca de 3 k m do centro da cidade.
Este recorde de frio fica perdendo apenas para a mínima de -11.4°C registrada pela Estação de Meteorologia localizada no Parque Nacional do Itatiaia no Rio de Janeiro que quebrou o próprio recorde registrando a menor temperatura do Brasil na Estação do Campo Belo, localizada aproximadamente a 2.400 metros de altitude em 14 de junho. Na Estação da Empresa CLIMATERRA também foi registrada a menor temperatura do ano com -10.4°C na relva, ou seja, no termômetro sobre a grama.
Em Bom Jardim da Serra na Estação Pousada Terra do Gelo também foi registrada a mínima incrível de -8.3°C mas no período da tarde chegou a registrar máxima de 17.2°C. Ao anoitecer a temperatura despencou novamente e no amanhecer do dia 20 no último dia do Outono Astronômico a mínima baixou para -7.0°C ou seja com enorme amplitude térmica. O frio foi intenso também em pleno centro de São Joaquim pois na Estação Jardim Bandeira/Tadeu a mínima foi de incríveis -5.7°C pulando para 15.8°C no meio da tarde, voltando a cair para -1.4°C no amanhecer do dia 20 de junho.
No dia 21, primeiro dia do Inverno Astronômico SC somou 15 dias com geada em Junho, 13 dias com temperaturas negativas no mês e de 37 dias no ano. A mínima em São Joaquim ocorreu na localidade do Pericó com 0.8°C e máxima de 11.1°C. A mais baixa ocorreu em Bom Jardim da Serra na Pousada Terra do Gelo com -1.1°C e máxima de apenas 10.6°C. A última das imagens desta coluna ilustra a maior geada do ano em São Joaquim no Vale Caminhos da NEVE no último domingo e a menor mínima do ano até agora no SUL do Brasil com Crédito de Mycchel Legnaghi.